COBERTURA ESPECIAL - Le Bourget - Aviação

23 de Junho, 2011 - 12:10 ( Brasília )

Airbus obtém encomendas de 730 aviões, a US$ 72 bi


A fabricante europeia de aviões Airbus fechou, nesta quinta-feira, uma série de contratos que totalizam a encomenda de 730 aeronaves, por um valor de 72,2 bilhões de dólares. O montante representa um recorde para empresas do setor participantes do salão aeronáutico Le Bourget.

A última operação representou um marco por ser a maior compra por número de aeronaves da Airbus, com 200 exemplares do A320neo adquiridos pela companhia AirAsia, da Malásia, por 18,2 bilhões de dólares. "Foi a melhor feira da história" para a Airbus, destacou em entrevista coletiva o presidente da companhia, Tom Enders, que frisou os pedidos de 667 unidades do novo modelo de aviões de apenas um corredor.

Com o êxito sem precedentes da venda das aeronaves populares da Airbus, que permitirá uma economia de combustível de 15% em relação aos atuais A320, a carta de pedidos do A320neo - lançado comercialmente em dezembro - soma um total de 1.029 unidades. Enders afirmou que, diante desses números, a companhia estuda aumentar o ritmo de produção do modelo.

O presidente da principal empresa do grupo europeu EADS reiterou nesta quinta-feira suas projeções de que não haverá transformações tecnológicas que demandem a aposentadoria do A320 pelo menos até a segunda metade da próxima década.

Do total de 730 aviões encomendados à Airbus nos quatro dias da feira, 418 corresponderam a negócios fechados, que somam um valor de 44 bilhões de dólares, e os 312 restantes - estimados em 28,2 bilhões de dólares - são "memorandos de entendimento", cuja formalização está pendente.

Embraer - A Embraer Defesa e Segurança, unidade da fabricante brasileira de jatos, anunciou nesta quinta a escolha da empresa francesa Messier-Bugatti-Dowty para fornecer componentes importantes de seu cargueiro militar em desenvolvimento, o KC-390. A Messier-Bugatti-Dowty, do Grupo Safran, fornecerá sistemas de rodas, freios, retração e extensão do trem de pouso, além do conjunto hidráulico do controle direcional em solo do KC-390. A Embraer espera anunciar nas próximas semanas contratos com outros fornecedores-chave do KC-390, entre eles o fabricante do motor que equipará a aeronave.

(Com agências France-Presse, EFE e Reuters)



Outras coberturas especiais


KC-390

KC-390

Última atualização 26 SET, 09:35

MAIS LIDAS

Le Bourget