Fundação EZUTE – Soluções na área de Defesa durante a LAAD

A Fundação EZUTE levará toda sua expertise no desenvolvimento de soluções que contribuam para o domínio e aplicação de tecnologia, inovação, competitividade e eficácia gerencial para a LAAD Defence & Security 2017, que acontece de 4 a 7 de abril, no Riocentro. O evento também marca as comemorações dos 20 anos da Fundação EZUTE, completados este ano. Os visitantes poderão conhecer um pouco mais sobre a história da organização e sobre os diferenciais das soluções empregadas no estande da EZUTE (Pavilhão 2, estande X-34).

Em seu portfólio, a Fundação conta com diversos projetos de interesse nacionale regional com foco no desenvolvimento e soberania. Dentre os projetos voltados para atender a Defesa vale destacar a concepção do Sistema de Gerenciamento da Amazônia Azul (SISGAAz); a gestão complementar e engenharia de sistemas do projeto de míssil antinavio (MANSUP); e o programa de absorção de conhecimento e tecnologia, na França, do sistema de combate de submarinos do Programa de Desenvolvimento de Submarinos (PROSUB), todos projetos complexos da Marinha do Brasil. A EZUTE também foi responsável por antecipar os primeiros passos do sistema que deu origem ao SISFRON – Sistema Integrado de Monitoramento de Fronteiras.

E, para isso, a organização consolidou a adoção dos conceitos de system engineering, que oferece uma visão holística em todas as etapas do processo de desenvolvimento de um projeto e que tem uma abordagem multidisciplinar. Ao prestar serviços intensivos em conhecimento, em parceria com o cliente, a Fundação EZUTE reúne especialistas capacitados, combina conhecimento de diversas fontes, concebe, especifica, planeja e converte os conceitos complexos em informações acessíveis aos tomadores de decisão nas organizações, disponibilizando-as por meio de sistemas.
 
Entre os sistemas a serem apresentados, destacam-se:

SisGAAz – Sistema de Gerenciamento da Amazônia Azul

Vai contribuir para a segurança e o controle da navegação marítima por meio de observação contínua, com o propósito de assegurar a presença do Estado no monitoramento, na proteção e na preservação dos recursos da costa marítima brasileira e hidrovias. A concepção de todos os sistemas e a integração aos demais órgãos formam uma rede de sensores terrestres e marítimos, centros de controle, monitoramento aéreo e ambiental, além de procedimentos de pronta resposta que permitem a vigilância e a proteção da riqueza marítima, incluindo o pré-sal.
 
MANSUP – Gerenciamento complementar e engenharia de sistemas do projeto de míssil antinavio

Apoio à Marinha do Brasil na nacionalização do Míssil Antinavio de superfície, do qual participam várias empresas brasileiras da Base Industrial de Defesa. Envolveu o desenvolvimento de uma plataforma de gestão dedicada e a responsabilidade de apoiar o cliente na definição e implementação da metodologia para gerenciar o desenvolvimento do projeto e nas atividades de engenharia de sistemas correspondentes, passando pela consolidação e gestão dos requisitos técnicos do míssil, da interface entre todos os subsistemas e das atividades de validação dos componentes do projeto.
 
Sistema Espacial Brasileiro

Estudo de viabilidade e especificação do satélite geoestacionário brasileiro de comunicação, além do projeto para o desenvolvimento do sítio de lançamento do Cyclone 4. Participação no gerenciamento do projeto Plataforma Multimissão para Lançamento de Satélites, sob responsabilidade do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e coordenado pela Agência Espacial Brasileira (AEB).
 
SIVAM/ SIPAM – Sistema de Vigilância e Proteção da Amazônia

Empreendimento pioneiro em termos mundiais. Dotado de alta complexidade tecnológica e desafiador pelas suas dimensões geográficas, foi executado com visão de futuro para possibilitar o total controle sobre o patrimônio amazônico. Possibilitou a integração de ações para controlar e defender o território, o espaço aéreo e o meio ambiente, pela disponibilização de conhecimento e inteligência sobre a região, oferecendo bases relevantes para o suporte ao seu desenvolvimento sustentável. Também viabilizou as aeronaves de reconhecimento e alerta antecipado, um produto para exportação que permitiu à Força Aérea Brasileira modernizar seus planos e doutrinas operacionais e ao Brasil, dispor de um instrumento estratégico em geopolítica.
 
PROSUB – Programa de Desenvolvimento de Submarinos

A Fundação EZUTE atua no Programa de Desenvolvimento de Submarinos (PROSUB), da Marinha do Brasil, com foco na absorção de tecnologia, com objetivo de apoiar a Marinha na manutenção e evolução do Sistema de Combate dos submarinos. Segundo o acordo entre a Directions de Construction Navales et Services (DCNS) e a Marinha do Brasil, a DCNS é responsável por fornecer o Sistema de Combate para os quatro submarinos convencionais (propulsão diesel-elétrica) (SBR) e também para o primeiro submarino brasileiro de propulsão nuclear (SNBR). A Fundação Ezute foi selecionada para receber treinamento da DCNS referente ao Sistema de Combate dos submarinos convencionais do PROSUB e atualmente apoia a Marinha no projeto preliminar do Sistema de Combate do SNBR.
 
SDS – Simulador Didático do SiComFrag

A Fundação EZUTE desenvolveu para o Centro de Instrução Almirante Wandenkolk (CIAW) um sistema de simuladores para treinamento dos operadores e mantenedores na identificação de avarias de interfaces do Sistema de Combate das Fragatas da Classe “Niterói” Modernizadas (SiComFrag). A concepção do SDS teve como inspiração a melhoria da qualidade dos cursos do CIAW, com a simulação de avarias de interfaces, aspectos não cobertos pelos simuladores de até então, com a possibilidade de complementação com a utilização do ambiente real a bordo das Fragatas. Os cursos do CIAW, que versam sobre Sistemas de Armas, são dedicados ao aperfeiçoamento de Oficiais nas suas funções técnicas na operação do sistema e a especialização e aperfeiçoamento de Praças em suas funções de manutenção a bordo.
 
Sobre a EZUTE

A Fundação EZUTE é uma organização privada sem fins lucrativos que oferece soluções inovadoras, de tecnologia e gestão, para os desafios e problemas enfrentados por organizações públicas brasileiras. A EZUTE contribui para a transformação destas organizações, apoiando a evolução de produtividade e de efetividade. Para isso oferece serviços de formulação e planejamento; gestão de projetos complexos; engenharia de processos; engenharia de sistemas; e desenvolvimento de conhecimento. A Fundação aplica visão sistêmica e utiliza Systems Engineering no desenvolvimento de todos os seus projetos.  Colabora, assim, para melhorar a vida das pessoas e para o desenvolvimento e soberania do Brasil.

A Fundação EZUTE foi criada em 1997 e foi designada pelo Governo Federal para ser a instituição integradora do projeto SIVAM/SIPAM (Sistema de Vigilância da Amazônia/Sistema de Proteção da Amazônia). Ao longo da sua história, a organização tem atendido prioritariamente às necessidades do governo brasileiro, atuando em projetos estruturantes, em sistemas tecnológicos complexos, na absorção e desenvolvimento de novas tecnologias e na gestão complementar de empreendimentos estratégicos, tanto no âmbito civil quanto no de defesa, tais como Bilhete Único, Siga Saúde, apoio à gestão do Ministério do Esporte nas Olimpíadas RIO 2016, SisGAAz – Sistema de Gerenciamento da Amazônia Azul, PROSUB – Sistema de Combate de Submarinos e Projeto MANSUP – Míssil, entre outros.

Na área de cidadania, a EZUTE é parceira da Fundação Anita Pastore D´Ângelo e da Escola Aberta do Terceiro Setor.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter