COBERTURA ESPECIAL - LAAD 2015 - Tecnologia

22 de Abril, 2015 - 16:20 ( Brasília )

THALES e ITA acertam criação de Academia do Espaço em São José



Júlio Ottoboni
Especial LAAD 2015


O consórcio THALES ALENIA Space que é responsável pelo Satélite Geoestacionário Brasileiro de Defesa e Comunicação  (SGDC) montará no Brasil uma Academia Espacial em parceria com  o Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA), de São José dos Campos. Professores e alunos do ITA farão intercâmbios com a Sorbornne (Universidade de Paris) para o curso de engenheiros aeroespaciais.

A informação foi dada pelo Vice-presidente da THALES ALENIA Space para o Brasil , Joel Chenet. Segundo ele,  os professores franceses especializados na área também virão para o ITA com objetivo de credenciar os novos profissionais para o setor de satélites geoestacionários que passarão a ser produzidos na industria do país a partir da transferência de tecnologia francesa e italiana.

Segundo Chenet, a THALES está acertando o intercâmbio da Sorbornne para professores do ITA, os professores franceses virão para o Brasil para dar aulas na graduação e pós graduação, assim como vamos receber os acadêmicos brasileiros na área espacial e a formação de quadros mais qualificados na área espacial. Essa parceria faz parte do processo de reestruturação do ITA.

A Academia Espacial a ser instalada em São José dos Campos envolverá além do ITA e da universidade de Paris, a Agência Espacial Brasileira (AEB), o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e a empresa VISIONA, uma coligada da EMBRAER.

“A AEB poderá fazer essa mediação dos candidatos brasileiros para se graduar e para mestrados e doutorados na universidades envolvidas. Também haverá cursos curtos Toulouse e Cannes, onde há sedes da Thales”, comentou o executivo francês.

 


Outras coberturas especiais


Ecos - Guerras, Conflitos, Ações

Ecos - Guerras, Conflitos, Ações

Última atualização 21 AGO, 13:45

MAIS LIDAS

LAAD 2015