SISNACC integrará sistema de comunicações críticas

O projeto do Sistema Nacional de Comunicações Críticas (SISNACC) está sendo apresentado na Feira Internacional de Segurança e Defesa (LAAD) que está sendo realizada no Riocentro, no Rio de Janeiro.

O SISNACC consiste na expansão e compartilhamento por diversas entidades governamentais do Sistema de Radiocomunicação Digital Troncalizado (SRDT) do Exército Brasileiro – já utilizado com sucesso durante a Copa do Mundo – e do Sistema de Monitoramento de Fronteiras (SISFRON). Hoje, 20 cidades brasileiras são cobertas pelo SRDT.

Além do compartilhamento de rede de rádio troncalizada  do  SRDT, o Sisnacc também prevê o compartilhamento da faixa de 700 MHz do 4G/LTE concedida à Defesa, Segurança Pública e infraestrutura. Devido a capilaridade do SRDT e do SISFRON muitos órgãos federais e estaduais têm demostrado interesse em estabelecer parcerias para que seja possível o compartilhamento dos mesmos.

Podemos destacar a Receita Federal, Força Aérea Brasileira (FAB), o Departamento Penitenciário Nacional (DEPEN), a Força Nacional de Segurança, a Polícia Civil do Distrito Federal, as secretarias de Segurança Pública do Piauí e do Paraná, a Polícia Militar do Mato Grosso do Sul e a Polícia Militar de Rondônia.

Dessa forma, a viabilização do compartilhamento por meio da implantação do SISNACC, possibilitará economia de recursos por partes dos governos federal e estaduais, a ampliação da cobertura do sistema, a destinação da faixa de 800 MHz à segurança, a cobertura por parte do SISFRON a toda fronteira terrestre do Brasil e a geração de empregos, devido a fabricação nacional de itens do sistema, entre outros benefícios.

Como exemplos de experiências bem sucedidas do SDRT e do SISFRON, além é claro da atuação durante a Copa do Mundo, podemos citar o Projeto Piloto do SISFRON na fronteira do Mato Grosso do Sul e a utilização do SDRT pelo Departamento Penitenciário Nacional para suprir deficiências em seus sistemas de comunicação por rádio.

Sistema semelhante já é utilizado, por exemplo, pela na Inglaterra. No Brasil, o projeto está em fase de desenvolvimento e discursão por vários setores do governo. A expectativa é que quando estiver operando com toda sua capacidade o SISNACC poderá atender a quase totalidade da população brasileira.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter