COBERTURA ESPECIAL - LAAD 2015 - Terrestre

15 de Abril, 2015 - 16:00 ( Brasília )

Empresa de Cingapura apresenta pacote de modernização para o “Urutu”


Nesta edição da LAAD 2015, realizada no Riocentro, no Rio de Janeiro, o conglomerado ST Engineering, baseado em Cingapura, no Sudeste Asiático, apresentou um upgrade (pacote de modernização) para o Veículo Blindado de Transporte de Tropas EE-11 “Urutu” outrora desenvolvido e fabricada no Brasil pela ENGESA (Empresa de Engenheira S.A.) nos anos 70 e 80.

O pacote de modernização promovido pela ST Kinetics, subsidiária do grupo asiático, inclui uma revisão dos motores, transmissão e economia de combustível, tornando o adaptado aos padrões atuais de desempenho.

A iniciativa da ST Engineering pode estar mirando o mercado da América do Sul e da África Subsaariana, onde se encontram os principais operadores do EE-11 Urutu, mas também do EE-9 Cascavel e outros modelos e insumos fornecidos pela ENGESA. Países operadores do modelo poderiam se beneficiar desses contratos, aumentando a longevidade de sua frota, e sendo uma alternativa economicamente viável ao invés da aquisição de um modelo mais moderno.

Isso pode afetar de certa forma as pretensões da IVECO do Brasil com o VBTP-BR Guarani, pois este visa, em seu mercado externo, os antigos parceiros da indústria de defesa brasileira.  Entretanto, segundo fontes não oficiais, consultadas durante a edição deste evento, existem conversações com o Exército Brasileiro para modernização de 200 blindados Urutu.



Outras coberturas especiais


PCC - Gangues

PCC - Gangues

Última atualização 17 DEZ, 20:52

MAIS LIDAS

LAAD 2015