COBERTURA ESPECIAL - LAAD 2015 - Tecnologia

15 de Abril, 2015 - 10:20 ( Brasília )

Empresa brasileira traz robôs e trajes anti bombas para ações estratégicas


Júlio Ottoboni – especial LAAD
 

O mercado brasileiro de trajes anti bomba e de robôs  tem avançado e é promissor, principalmente para as policias militares estaduais. A empresa brasileira Barkana há 20 anos atuando no segmento como representante para a área de forças especiais e inteligência. O gerente de contas para a área de forças especiais, Paulo Abel, é otimista.

“Tem crescido esse mercado no Brasil pela maior conscientização para as necessidades de equipes especiais”, observou o especialista.

Um dos exemplos positivos foi o Estado de Santa Catarina, que adquiriu no final do ano passado os trajes anti bombas e equipamentos para manipulação remota de artefatos explosivos e mesmo ação de conflito que coloque em risco a vida e a segurança física do militar.

Atualmente a Barkana tem 10 produtos na área de inteligência e 80 outros no segmento de forças especiais. Um dos mais chamativos produtos é o robô Defender, de produção da empresa canadense Med-Eng,

A policia militar de São Paulo quer adquirir robôs, assim como o Rio de Janeiro já demonstrou interesse para as operações nas Olimpíadas e para as ações nas ações pacificadoras. A Med-Eng comercializou 3 vestimentas anti bombas e 27 conjuntos de equipamentos para a as unidades estaduais da Polícia Federal entre 2009 e 2010.

“O mercado potencial do Brasil ainda não dá para ser estimado neste segmento, mas as vendas são feitas atualmente com cerca de 60% para os governos estaduais e 40% para a esfera federal, envolvendo a PF e as forças armadas”, observou.

O traje anti bomba tático TAC-6 é o único no mundo em seu porte e o Canadá é o líder nesta área. A vestimenta é tão reforçada que supera em 80% o potencial de absorção de impacto que um trajeto anti bomba convencional de alta qualidade. Ele suporta os estilhaços de uma granada de mão.



Outras coberturas especiais


Guerra Hibrida Brasil

Guerra Hibrida Brasil

Última atualização 22 OUT, 14:00

MAIS LIDAS

LAAD 2015