Aker Leva Proteção de Nível Militar

A Aker Security Solutions, empresa brasileira de tecnologia de segurança com solução referenciada no Quadrante Mágico do Gartner, estará presente na LAAD Defense & Security 2015, que acontece de 14 a 17 de Abril, no Riocentro, Rio de Janeiro. 

Na ocasião, a empresa apresenta a plataforma de segurança CelAzul, uma tecnologia de criptografia forte para garantir comunicação móvel inviolável através de dispositivos como smartphones, tablets ou notebooks em trânsito. A solução é totalmente desenvolvida no Brasil e originalmente projetada no laboratório de pesquisa e desenvolvimento da ZTec,  empresa parceira da Aker e, como ela,  sediada em Brasília.
 
Essa nova classe de criptografia foi construída a partir de um tipo de algoritmo proprietário de domínio exclusivo do Estado brasileiro, chamado algoritmo de Estado. O algoritmo de base é totalmente nacional e já vem sendo empregado no Governo Brasileiro desde 1997. Ele representa um esforço local dos órgãos de defesa de buscar a independência em relação a tecnologias desenvolvidas em outros países. 

A exposição do sistema na LAAD será sua primeira apresentação pública. O desenvolvimento do CelAzul e o longo histórico de P&D para proteção do Estado e defesa nacional, levou a Comissão Mista de Defesa do Brasil (CMID) a reconhecer a ZTec como Empresa Estratégica de Defesa. Foi para levar a solução para livre comercialização também no mercado empresarial que a ZTec firmou acordo com a Aker, que também desenvolve sistemas de proteção de dados com tecnologia brasileira.

Pelo acordo, a Aker ficou encarregada da substituição da criptografia militar do CelAzul por uma combinação dos algoritmos AES 256 e RSA, reconhecidos como padrão de criptografia de mercado. A empresa ficou também responsável pela localização da versão comercial do CelAzul, em sua infraestrutura blindada de computação em nuvem, e fará a implementação do sistema nas redes das operadoras ou das empresas usuárias. 

O objetivo da solução é criar um ambiente de comunicações corporativo confiável, resultando na maior agilidade na tomada de decisões, ganho de produtividade, aumento de competitividade, redução de custos de deslocamentos e de telefonia. 

Recentemente, a Aker recebeu do Governo Federal a certificação CERTICS, emitida pelo MCTi, que atesta a nacionalidade e o domínio da tecnologia de software. Por sua tecnologia de alta segurança de redes, a Aker foi enquadrada pela renomada consultoria norte-americana Gartner entre as empresas globais ocupantes do Quadrante Mágico da Segurança. A empresa também foi premiada na 6º edição do prêmio de TI do SINFOR – Sindicato da Indústria de Informação do Distrito Federal – pela sua solução Firewall UTM, que aconteceu em 2014, em Brasília.

De acordo com Rodrigo Fragola, Presidente da Aker, a guerra cibernética está em franca evolução e o crime organizado cada vez mais bem aparelhado. "Soluções estrangeiras são, muitas vezes, rejeitadas pelos órgãos de segurança devido à base de confidencialidade estar sujeita à legislação de seus respectivos países e não aos interesses do Brasil. Daí a importância estratégica de parcerias como a da Aker com a ZTec", comenta o executivo.

Serviço:

LAAD Defense & Security 2015
Local: Riocentro – Av. Salvador Allende, 6555, Barra da Tijuca, Rio de Janeiro
Data: 14 a 17 de Abril
Horário: 10 às 18hs
Aker: Estande C.55

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter