COBERTURA ESPECIAL - LAAD 2015 - Terrestre

14 de Abril, 2015 - 08:00 ( Brasília )

IACIT – Inicia a instalação do Radar OTH

A empresa brasileira IACIT iniciou as obras de instalação do primeiro radar brasileiro Over-The-Horizon (OTH)



LAAD 2015–  O projeto do radar “Over the Horizon” (OTH) da empresa IACIT deu partida neste mês a instalação na costa ao Sul do Brasil.  O projeto é apoiado pela transferência de tecnologia (ToT) e  know how da empresa  IAI-ELTA, e está sendo realizado com o apoio da Marinha do Brasil.
 
Após receber a permissão das autoridades locais, a IACIT iniciou a instalação e montagem do primeiro radar OTH do Brasil. O sistema de radar está sendo desenvolvido com o apoio da Agência  Financiadora de Estudos e Projetos(FINEP), e com a cooperação tecnológica do Grupo IAI ELTA.
 
O projeto inovador do radar empregando o conceito “surface-wave”, operando na faixa de High-Frequency (HF), é capaz de Monitoração Além do Horizonte (Over the Horizon surveillance) de centenas de quilômetros no ambiente marítimo. O radar emprega tecnologia “phased array” e um sistema específico de técnicas de eliminação de interferências o qual proporciona uma confiável e persistente cobertura de ampla área marítima em todo o tempo, independente das condições meteorológicas ou condição do mar (sea state).
 
Esta aplicação de radar OTH tem o foco no Sistema de Gerenciamento da Amazônia Azul (SisGAAz) e difere da linha de visada dos radares convencionais que empregam o fenômeno de propagação das ondas eletromagnéticas.
 
Este sistema avançado de monitoramento marítimo integra as capacidades “oceanic environmental HF” da IACIT. A IACIT está desenvolvendo a tecnologia Radar HF para monitorar as condições climáticas e monitoramento da superfície dos oceanos, desde 2010. Assim como o controle da poluição e para prever os riscos ambientais em eventos como tempestades e tsunamis.
 
A IAI tem demonstrado um continuo envolvimento no Mercado de Defesa do Brasil, como evidenciado no acordo para investimentos e cooperação tecnológica firmado pela  ELTA, em 2013, com a companhia eletrônica IACIT. 
 
"Nós vemos este projeto como um importante marco, para um acessível, confiável e eficiente cobertura de ampla área marítima brasileira ", afirmou Mr. Nisim Hadas, Vice-presidente da IAI & presidente da ELTA.  "Nós estamos satisfeitos de compartilhar nossa experiência com nosso parceiro locais  em pró das demandas da defesa do Brasil.”
 
“O processo de Desenvolvimento tecnológico requer tempo e consideráveis somas de recursos financeiros, dependendo da complexidade do projeto. A projetada assimilação de tecnologia, como requerida pela Estratégia Nacional de Defesa (END), proporcionará  um ganho significativo pelo emprego de tecnologias já testadas fora do Brasil com soluções validadas. No caso de uma Empresa Estratégica de Defesa (EED) como a IACIT, a transferência de tecnologia e de know-how são mandatórios para a contínua produção no Brasil", afirmou o presidente Luiz Teixeira da IACIT.

“O desenvolvimento do radar OTH tem avançado as capacidades da IACIT em vários anos adiante propiciando uma vantagem estratégica para a Marinha do Brasil assim como informação para salvar vidas e agências de controles ambientais".

Matéria Relacionada

Radar Oceânico brasileiro estará apto para monitorar mares durante provas olímpicas no Brasil link



Outras coberturas especiais


Guarani

Guarani

Última atualização 17 AGO, 11:50

MAIS LIDAS

LAAD 2015