CBC e ST Engineering

Por Wayne dos Santos Lima
Especialista em Defesa Nacional,
Segurança Pública e Corporativa

 
               
A Companhia Brasileira de Cartuchos firmou uma parceria estratégica com a ST Engineering, através da ST Technologies Kinetics Ltd. (ramo da empresa de Singapura responsável pela produção de veículos especiais e sistemas terrestres) para produzir localmente as granadas de 40 mm de baixa e alta velocidades, de alcance estendido e explosão aprimorada, além de não-letais.
               
Segundo a ST Engineering, as negociações para produção sob licença no Brasil, pela CBC, não apenas de suas munições, mas também de seus armamentos, em específico o Lançador de Granadas Automático CIC 40 AGL, estão bem avançadas, tanto que agendaram para maio deste ano um teste conjunto de campo de seu lançador com autoridades do Exército Brasileiro.

A CBC também apresentou em um de seus prospectos (folders) na LAAD a Torre 40/50 & Estação Remota de Armas (ADDER) da ST Kinetics, como opção para equipar blindados e carros de combate, como o ST Terrex 8X8 (cujo protótipo foi produzido pela empresa de Singapura em conjunto com o governo dos EUA para equipar os USMC), ou o Iveco Guarani 6X6, adquirido pelo EB, ou ainda o Mowag Piranha 8X8 do CFN da MB.

Resta saber se a parceria incluirá também a linha de fuzis e metralhadoras da ST Kinetics, como o SAR21 (Fuzil de Assalto para o Século XXI calibre 5.56 X 45 mm) e suas variantes, o qual pode ser integrado com um lançador de granadas STK 40 GL, a submetralhadora CPW (Compact Personal Weapon calibre 9 mm) e a metralhadora Ultimax 100 MK III e MK V (calibre 5.56 X 45 mm).

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter