CAvEx – Seleciona Radios Táticos da Rockwell Collins

A Rockwell Collins foi selecionada pelo Comando de Aviação do Exército Brasileiro (CAvEx) para fornecer seu rádio Talon para diversas aeronaves rotativas.
 
"O Talon é o rádio padrão para permitir comunicações ar-terra seguras e irá melhorar a capacidade do Exército Brasileiro", disse Thierry Tosi, vice-presidente e diretor executivo para as Américas na Rockwell Collins.
 
Tosi acrescentou que, além de fornecer os rádios Talon, a Rockwell Collins fornecerá atendimento e apoio local para o Exército Brasileiro. "Trabalharemos junto ao Exército Brasileiro para fornecer a eles um alto nível de tecnologia de comunicação que os beneficie muito no futuro", acrescentou Tosi.
 
O rádio Talon da Rockwell Collins foi projetado para fornecer o melhor valor em recursos, tecnologia e capacidade de expansão. Essa série de receptores-transmissores apresenta uma arquitetura de rádio digital que permite a fácil reprogramação com diferentes formas de onda e modos de operação por meio do uso da tecnologia de processamento de sinais digitais.

O grande diferencial do rádio Talon é que se trata do único rádio aeroembarcado, que possui a criptografia Quicklook 1A ECCM waveform e o  Citadel®. Isso possibilita que os usuários tenham comunicação segura (ar-solo e solo-ar) com os rádios Falcon II e III da Harris.

Pela primeira vez é garantida a real interoperabilidade entre os helicópteros da Aviação do Exército e sua tropa em solo, de modo que o Talon acaba sendo a solução ideal para atendimento das necessidades de comunicação segura

Especificações Técnicas

Os rádios da série Talon RT-8200 da Rockwell Collins combinam excelente desempenho com excepcional capacidade e flexibilidade em um pacote pequeno. O rádio Talon integra tecnologia digital de última geração reprogramável com software para criar recursos multibanda e multimodos. O sistema permite comunicações de voz e de dados que oferecem maior interoperabilidade, flexibilidade e eficácia de combate.

Ao oferecer uma arquitetura totalmente digital, o rádio Talon pode ser facilmente reprogramado com diferentes formas de onda e modos de operação pelo uso dos mais avançados processadores de sinais digitais. O Talon RT-8200 emprega a última palavra em tecnologia de rádios digitais e foi projetado para integrar facilmente uma gama completa de formas de onda de comunicações e equipamentos auxiliares para atender às exigências específicas dos clientes. Ele fornece comunicações de dados e de voz multimodo em modos normais, seguros e/ou à prova de congestionamentos usando a faixa de VHF/UHF (30 MHz – 400 MHz

Modos de operação

Canal único normal (30 MHz – 400 MHz)
VHF tático (30 MHz – 88 MHz)
Controle de tráfego aéreo (108 MHz -136 MHz)
   Espaçamento de canal de 25 kHz
   Espaçamento de canal europeu de 8,33 kHz (Compatível com ED-23B)
Móvel terrestre (136 MHz – 156 MHz)
Marítimo (156 MHz – 174 MHz)
UHF militar (225 MHz – 400 MHz)

Características

>> 250 canais normais pré-configurados
>> 250 canais ECCM pré-configurados
>> Varredura de canal (4 canais pré-configurados)
>> Duas frequências de receptor de proteção: 121,5 MHz e 243 MHz
>> Reprogramável por software
>> Filtro de imunidade FM integrado
>> Atualização disponível para interoperabilidade portátil, incluindo
     • forma de onda Quicklook 1A* ECCM
     • Criptografia Citadel®*
      • “Encriptação A” Rockwell Collins integrada
>> Compatível com diversos equipamentos auxiliares
      • Unidades de controle remoto
      • Amplificadores de alta potência
      • Carregadores de dados
      • Montagens
      • Filtros/antenas sintonizáveis
 

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter