LAAD atrai novos pavilhões nacionais na edição 2013

O crescimento da LAAD Defence & Security, em 2013, tem uma característica bastante peculiar: a presença representativa de diversos países, e seus principais fabricantes dos setores de Defesa e Segurança, organizados na feira em pavilhões nacionais. Além de nações já tradicionais no evento, como Estados Unidos, Inglaterra, Alemanha, França, Israel, Itália e Espanha, novos países estrearam, na edição deste ano, por meio de pavilhões, como Canadá, Chile, África do Sul, Emirados Árabes Unidos e Austrália. Ao todo, há expositores de 40 países na feira. 

Um dos pavilhões já conhecidos de outras edições é o do Reino Unido, promovido pela organização de comércio britânica que promove os setores Aeroespacial, de Defesa e de Segurança (ADS), com 30 companhias expositoras. É a maior participação na LAAD já realizada por este país, que exportou quase US$ 8 bilhões em equipamentos de defesa só em 2012. Entre os destaques do pavilhão estão fabricantes de veículos aéreos não tripulados (vant) e empresas de segurança que atuaram nos Jogos Olímpicos de Londres e querem trazer sua experiência para os eventos esportivos no Rio nos próximos anos.
 
Já o pavilhão de Israel trouxe 26 fabricantes ao RioCentro, palco da LAAD 2013. Um dos grandes expositores do país, a Israel Aerospace Industries (IAI), montou no estande um grande centro de monitoramento e vigilância, que pode ser usado para controle de territórios nacionais ou urbanos, em grandes eventos, como a Copa do Mundo.
 
O Canadá trouxe pela primeira vez 16 companhias para o seu pavilhão. Segundo o Ministério de Assuntos Exteriores e de Comércio Internacional, que lidera a missão comercial do país, a indústria canadense de Defesa e Segurança reúne cerca de 1000 empresas, a maioria de pequeno e médio porte, que exportam US$ 5 bilhões por ano.
 
Outro pavilhão na feira é o da África do Sul, que trouxe 29 empresas, entre os fabricantes de veículos blindados, como a OTT e a Paramount. Este último, por exemplo, venceu a concorrência para a comercialização dos novos blindados das tropas especiais para a polícia fluminense. O contrato inicial prevê o fornecimento de oito "caveirões", que têm capacidade para transportar até 12 agentes, blindagem mais moderna, resistente a tiros de AK-47 e granadas de mão, monitoramento por câmeras em 360 graus, sistema automático de combate a fogo e ar condicionado.
 
Os Emirados Árabes Unidos, por sua vez, estrearam na LAAD liderados pela Tawazun – empresa de investimentos estratégicos focada no desenvolvimento, em longo prazo, da indústria manufatureira do país com foco específico no setor de Defesa. Outras companhias que participam do estande dos Emirados Árabes são: Advanced Integrated Systems, Emirates Advanced Investments, Abu Dhabi National Exhibition Center e Sofiya Trading
 
A Itália também montou seu próprio pavilhão na feira, com reconhecidos fabricantes mundiais de equipamentos, como Beretta, Fincantieri e Finmeccanica. Por fim, os Estados Unidos, maior produtor de material de Defesa e Segurança do mundo, ocupam importantes áreas nos três pavilhões do Riocentro.
 
Sobre a LAAD Defence & Security
 
A LAAD Defence & Security é um dos principais palcos para apresentação do que há de mais moderno no mundo em tecnologia, equipamentos e serviços nas áreas de Defesa e Segurança, voltados às Forças Armadas (Marinha, Exército e Aeronáutica), forças policiais e especiais, consultorias, segurança corporativa e agências governamentais.
 
Os visitantes encontram no evento tecnologias de ponta para operação militar, aeroespacial, naval, comunicação e informação, segurança pública e corporativa; como veículos blindados, vants (veículos aéreos não tripulados), dispositivos de proteção, aeronaves, embarcações militares e sistemas integrados de comando e controle. Também serão destaque o Space Zone, que concentrará a indústria espacial e os órgãos governamentais do setor, e uma área dedicada a Treinamento & Simulação.
 
Promovida a cada dois anos, em todas as edições a LAAD tem apresentado consistente crescimento no número de expositores, delegações nacionais e internacionais e autoridades em geral. O total de expositores demonstra o crescimento consistente da feira, na qual participam como pavilhão nacional pela primeira vez países como Canadá, Chile, Colômbia, Emirados Árabes, Eslováquia e Noruega.
 
A LAAD ocupa nesta edição três pavilhões no Riocentro, com uma nova configuração física. O comandante de cada uma das Forças Armadas tem um gabinete central em cada pavilhão e, ao seu redor, os fornecedores locais e internacionais daquele segmento. A localização das Forças ficou dividida da seguinte forma: a Marinha está no pavilhão 2, o Exército no pavilhão 3 e a Força Aérea Brasileira, no pavilhão 4.
 
O Programa de Delegações Oficiais traz à feira oficiais de alta patente de Marinha, Exército e Força Aérea dos países da América Latina e de outros continentes. Também participam do evento secretários estaduais de Segurança Pública, secretários de estado de Justiça, Cidadania, Direitos Humanos e Administração Penitenciária, chefes dos organismos de inteligência de segurança pública, superintendentes da Polícia Rodoviária Federal, comandantes gerais de Polícias Militares, comandantes gerais de Corpos de Bombeiros Militares, chefes de Polícia Civil, dirigentes gerais de Órgãos Periciais, secretários e gestores municipais de segurança, comandantes gerais de Guardas Municipais, além de autoridades de segurança pública de outros países da América Latina.
 
Sobre a Clarion Events
 
A Clarion Events é uma das maiores empresas dedicadas à promoção e organização de feiras de negócios, congressos e eventos. Por mais de 30 anos, a empresa tem criado marcas líderes em diversos segmentos e ótimos ambientes para negócios e relacionamento. Os mais de 200 eventos da Clarion atendem 15 diferentes setores, como defesa e segurança, lazer, entretenimento, financeiro, varejo, jogos, arte e energia nos quatro continentes. 

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter