LAAD 2013 é vitrine para inovações em Defesa e Segurança

Além de palco para negócios do setor de Defesa e Segurança, a LAAD Defence & Security 2013 tem sido vitrine para novidades tecnológicas. Dezenas de invenções da indústria, de veículos aéreos não tripulados (vants) a sistemas de visão noturna e através de paredes, podem ser observadas pelos visitantes da feira. 

Um dos equipamentos à mostra é o OASIS, balão de observação fabricado pela ARES, empresa do grupo Elbit, que possui câmeras capazes de identificar objetos ou pessoas a até seis quilômetros de distância em todas as situações de iluminação, de dia ou à noite.

As imagens e informações captadas pelas câmeras são transmitidas a uma estação de controle no solo e podem ser usadas para auxiliar na segurança de grandes eventos. O equipamento foi testado pela Polícia Militar do Rio durante o desfile das escolas de samba do Grupo Especial no carnaval deste ano.
 
Ainda no auxílio de monitoramento aéreo, a empresa brasileira Santos Lab lançou na LAAD um veículo aéreo não tripulado capaz de decolar na vertical e voar na horizontal sem perder altitude. Segundo a empresa, o equipamento com esta capacidade é inédito no mundo e também pode ser usado para auxiliar operações policiais noturnas.

O vant, chamado de Orbis, é redondo, não tem asas, e foi feito com tecnologia nacional. Com 90 centímetros de diâmetro, pesa 1,5 quilo e funciona a bateria com autonomia de até uma hora e dez minutos.
 
A MBDA Missile Systems, com sede na França, trouxe para a feira o novo modelo de míssil guiado que deve equipar, nos próximos anos, helicópteros das Marinhas francesa e britânica. A nova tecnologia de busca de alvo, com uso de infravermelho, e de transmissão de dados do equipamento permite maior controle e segurança em relação aos modelos atuais. O piloto do helicóptero pode acompanhar por um monitor a trajetória do armamento após o lançamento e modificar seus comandos e direção até o momento do impacto com o alvo.
 
Da israelense Camero, uma das novidades é o sistema tático de imagens Xaver 400. O equipamento pessoal é pouco maior que um notebook e permite ao usuário ver através de paredes objetos e pessoas, estáticos ou em movimento, a até 20 metros de distância. A novidade pode ser usada por profissionais da área de Defesa e Segurança.
 
Também para auxiliar operações policiais ou de forças armadas, a Thermoteknix Systems apresenta na LAAD suas inovações na área de visão noturna. A empresa tem versões deste sistema em binóculos, óculos e câmeras que permitem a visão e a gravação de imagens em ambientes escuros.
 
Outra inovação é a da H2Life. A empresa brasileira lançou um equipamento capaz de transformar água contaminada – como de rios, lagos, chuva – ou até mesmo urina em potável, pronta para consumo humano e em acordo com as especificações de pureza estabelecidas por órgãos nacionais da área de saúde e saneamento.
 
 
Sobre a LAAD Defence & Security
 
A LAAD Defence & Security é um dos principais palcos para apresentação do que há de mais moderno no mundo em tecnologia, equipamentos e serviços nas áreas de Defesa e Segurança, voltados às Forças Armadas (Marinha, Exército e Aeronáutica), forças policiais e especiais, consultorias, segurança corporativa e agências governamentais.
 
Os visitantes encontram no evento tecnologias de ponta para operação militar, aeroespacial, naval, comunicação e informação, segurança pública e corporativa; como veículos blindados, vants (veículos aéreos não tripulados), dispositivos de proteção, aeronaves, embarcações militares e sistemas integrados de comando e controle. Também serão destaque o Space Zone, que concentrará a indústria espacial e os órgãos governamentais do setor, e uma área dedicada a Treinamento & Simulação.
 
Promovida a cada dois anos, em todas as edições a LAAD tem apresentado consistente crescimento no número de expositores, delegações nacionais e internacionais e autoridades em geral. O total de expositores demonstra o crescimento consistente da feira, na qual participam como pavilhão nacional pela primeira vez países como Canadá, Chile, Colômbia, Emirados Árabes, Eslováquia e Noruega.
 
A LAAD ocupa nesta edição três pavilhões no Riocentro, com uma nova configuração física. O comandante de cada uma das Forças Armadas tem um gabinete central em cada pavilhão e, ao seu redor, os fornecedores locais e internacionais daquele segmento. A localização das Forças ficou dividida da seguinte forma: a Marinha está no pavilhão 2, o Exército no pavilhão 3 e a Força Aérea Brasileira, no pavilhão 4.
 
O Programa de Delegações Oficiais traz à feira oficiais de alta patente de Marinha, Exército e Força Aérea dos países da América Latina e de outros continentes. Também participam do evento secretários estaduais de Segurança Pública, secretários de estado de Justiça, Cidadania, Direitos Humanos e Administração Penitenciária, chefes dos organismos de inteligência de segurança pública, superintendentes da Polícia Rodoviária Federal, comandantes gerais de Polícias Militares, comandantes gerais de Corpos de Bombeiros Militares, chefes de Polícia Civil, dirigentes gerais de Órgãos Periciais, secretários e gestores municipais de segurança, comandantes gerais de Guardas Municipais, além de autoridades de segurança pública de outros países da América Latina.

 

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter