COBERTURA ESPECIAL - LAAD 2013 - Tecnologia

14 de Abril, 2013 - 23:35 ( Brasília )

INMARSAT anuncia novo serviço para o setor de defesa

L-TAC oferece sólida comunicação tática via satélite de baixo custo por meio de rádios militares já existentes

A Inmarsat, líder na prestação de serviços de comunicação global móvel via satélite, participa da LAAD – Defence & Security 2013 - o maior e mais importante evento do setor de defesa e segurança da América Latina, onde lançará novos serviços de comunicações táticas móveis “além da linha de visão” (Beyond Line of Sight - BLOS) para uma ampla rede de usuários governamentais através da exploração inovadora das capacidades de seus satélites L-band.

O L-TAC oferece uma função via satélite “tipo UHF” (ultra-alta frequência) para ser utilizado com rádios táticos UHF já existentes por clientes governamentais a baixo custo. A função tática de satélites UHF é muito procurada por clientes governamentais pela possibilidade de criar redes “Push-to-Talk Beyond Line of Sight” usando rádios táticos, portáteis ou instalados em veículos, helicópteros, navios ou outras plataformas móveis. 

O serviço L-TAC da Inmarsat complementa a função tática UHF existente, oferecendo funções adicionais quando o modo UHF estiver indisponível. A poderosa constelação de satélites Inmarsat-4 oferece essa funcionalidade ao redor do mundo com o benefício adicional de aceitar pequenas antenas para comunicação BLOS em trânsito.

Para acessar o serviço, é necessário apenas um pequeno adaptador de antena para o rádio tático existente, que substitui a antena UHF atual.  A Inmarsat uniu-se com o Spectra Group para desenvolver o adaptador Slingshot™, que deverá ser comercializado até o final do terceiro trimestre de 2013 na região.  Projetado especialmente para soldados, o Slingshot™ irá funcionar com rádios militares táticos já existentes e com o mínimo de treinamento, garantindo a comunicação BLOS sem a necessidade de infraestrutura adicional. O Slingshot™, que combinado com o aluguel dos serviços L-TAC da Inmarsat, é totalmente flexível e projetado para atender às exigências de segurança e confiabilidade com bom custo-benefício. O serviço pode ser contratado por um período fixo de tempo, com validade mínima de um mês.

 Andy Start, presidente da Inmarsat Global Government, destaca que o L-TAC permitir aos militares exercer maior controle e comando através de rádios táticos já existentes a um custo realista com serviços de prazos curtos. “É um enorme prazer lançar esse novo serviço em parceria com a Spectra. Os benefícios operacionais do L-TAC para soldados em campo são enormes, oferecendo conectividade de baixo risco, altamente resiliente e fácil de usar, independentemente da infraestrutura local ou do terreno”.

Simon Davies, Diretor Executivo do Spectra Group, destaca ainda que “o serviço irá permitir que os governos ofereçam melhorias nas comunicações de rádio e via satélite sem investimentos altos. Em um momento em que os governos em todo o mundo buscam revisar os gastos militares, nossa oferta é bastante tentadora”.



Outras coberturas especiais


Vant

Vant

Última atualização 24 NOV, 10:50

MAIS LIDAS

LAAD 2013