COBERTURA ESPECIAL - LAAD 2013 - Defesa

08 de Abril, 2013 - 17:17 ( Brasília )

LAAD 2013: Defesa apresenta projetos estratégicos nacionais no Riocentro


Os principais projetos estratégicos da Defesa Nacional serão destaque no estande do Ministério da Defesa (MD) montado no Riocentro, Zona Oeste do Rio. Durante esta semana, os visitantes poderão conhecer no local detalhes da construção dos submarinos convencionais e à propulsão nuclear desenvolvidos pela Marinha em Itaguaí (RJ). Também poderão saber mais sobre o Sistema Integrado de Monitoramento de Fronteiras (Sisfron), cujo projeto-piloto vem sendo implementado pelo Exército em Ponta Porã (MS), e sobre o KC-390, um novo modelo de aeronave de transporte militar projetado pela Força Aérea.

Os projetos estratégicos, desenvolvidos em sua maioria com base em tecnologias nacionais, serão o tema do estande do MD na LAAD Defence & Security 2013, a maior feira do setor de Defesa e Segurança da América Latina, que começa amanhã e se encerra na próxima sexta-feira.

Em sua 9ª edição, o evento reunirá mais de 700 expositores nacionais e internacionais no Riocentro, Rio de Janeiro, e destaca-se como um dos principais espaços para apresentação do que há de mais moderno no mundo em tecnologia, equipamentos e serviços nas áreas de defesa e segurança, voltados às Forças Armadas, forças policiais e especiais, consultorias, segurança corporativa e agências governamentais.

Durante a semana, o ministro da Defesa, Celso Amorim, cumprirá no evento uma agenda que conta com diversos compromissos. Ele deverá receber em audiência ministros e autoridades de outros países, no gabinete montado no estande do Ministério da Defesa na feira. Amorim também deverá participar da cerimônia de assinatura do Estatuto Consultivo do Projeto do Avião de Treinamento Básico da União das Nações Sul-Americanas (Unasul).

Defesa e segurança

Os visitantes encontrarão no evento tecnologias de ponta para operação militar, aeroespacial, naval, comunicação e informação, segurança pública e corporativa; como veículos blindados, vants (veículos aéreos não tripulados), dispositivos de proteção, aeronaves, embarcações militares e sistemas integrados de comando e controle. Também serão destaque o Space Zone, que concentrará a indústria espacial e os órgãos governamentais do setor, e uma área dedicada a Treinamento & Simulação.

Promovida a cada dois anos, em todas as edições a LAAD tem apresentado crescimento no número de expositores, de delegações nacionais e internacionais e autoridades em geral. O total de expositores, que em 2011 somou 663 de 45 países, neste ano já superou a marca de 700, de 48 países, seja individualmente ou por meio de pavilhões nacionais, que reúnem grupos de empresas de uma mesma nação. Participarão como pavilhão nacional pela primeira vez países como Canadá, Chile, Colômbia, Emirados Árabes, Eslováquia e Noruega.

A LAAD ocupará nesta edição três pavilhões no Riocentro, com uma nova configuração física. O comandante de cada uma das Forças Armadas terá um gabinete central em cada pavilhão e, ao seu redor, os fornecedores locais e internacionais daquele segmento. A localização das Forças ficou dividida da seguinte forma: a Marinha estará no pavilhão 2, o Exército no pavilhão 3 e a Força Aérea Brasileira no pavilhão 4.

Em relação à participação de delegações oficiais do Brasil e do Exterior, o diretor-geral da Clarion prevê um número recorde. Ele informa que o Ministério da Defesa, um dos apoiadores institucionais do evento, encaminhou carta-convite para 94 países. “Nossa expectativa é de que pelo menos 65 compareçam, mas não será surpresa se o número for maior.”

O Programa de Delegações Oficiais traz à feira militares de alta patente da Marinha, do Exército e da Força Aérea dos países da América Latina e de outros continentes. Também participarão do evento secretários estaduais de Segurança Pública, secretários de estado de Justiça, Cidadania, Direitos Humanos e Administração Penitenciária, chefes dos organismos de inteligência de segurança pública, superintendentes da Polícia Rodoviária Federal, comandantes gerais de Polícias Militares, comandantes gerais de Corpos de Bombeiros Militares, chefes de Polícia Civil, dirigentes gerais de órgãos periciais, secretários e gestores municipais de segurança, comandantes gerais de Guardas Municipais, além de autoridades de segurança pública de outros países da América Latina.

A LAAD deverá receber durante seus quatro dias de realização 30 mil visitantes do segmento, estimam os organizadores. Este ano a feira conta com o apoio institucional do Ministério da Defesa, dos comandos das três Forças Armadas brasileiras e de várias outras instituições, tais como o Colégio Nacional dos Secretários de Estado de Segurança Pública (CONSESP) e a Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança (ABIMDE).

SERVIÇO

Evento: LAAD Defence & Security 2013

Local: Riocentro, Rio de Janeiro - RJ

Datas e horários: 9, 10 e 11 de abril: das 10 às 18 horas

12 de abril: das 10 às 17 horas

Website: www.laadexpo.com.br

Credenciamento de visitantes à exposição:

Entrada franca somente para profissionais do setor

Via website do evento: até 8 de abril de 2013

No local: de 9 a 12 de abril de 2013


Outras coberturas especiais


UNODC

UNODC

Última atualização 19 SET, 12:30

MAIS LIDAS

LAAD 2013