AVIBRAS – Excelência em Engenharia e Tecnologia Avançada

Avibras Aeroespacial S.A., reconhecida mundialmente pela excelência e qualidade de seus produtos e sistemas, é uma empresa brasileira privada de engenharia, fundada há 50 anos e que  ganhou seu lugar na história no setor aeroespacial como uma das pioneiras no Brasil em construção de aeronaves e desenvolvimento e fabricação de veículos espaciais para fins civis e militares. Ao longo de seus anos teve uma história de grandes êxitos e conquistas, resultando em produtos como:
 

·Antenas de telecomunicação de 10m de diâmetro, que, na década de 70, foram responsáveis por boa parte da cobertura de telecomunicações do vasto território brasileiro.
· Foguetes de sondagem da família Sonda para o Programa Espacial Brasileiro.
· Sistemas e equipamentos para transporte e movimentação de materiais, como locotratores, pórticos, sistemas de tração elétrica para trolebus e outros veículos especiais.
·  O FILA, unidade diretora de tiro para defesa antiaérea de baixa altitude, é capaz de conduzir o tiro de canhões antiaéreos de 35 e 40 mm ou mísseis terra-ar, para defesa de ponto contra alvos múltiplos.
·  O FOG-MPM, família de mísseis guiados por fibra ótica, completamente imune a contramedidas eletrônicas, e com empregos antifortificação, antitanque e anti-helicóptero.
 

Com suas amplas instalações industriais localizadas no coração do principal parque tecnológico e aeronáutico do Brasil, a AVIBRAS é uma verdadeira System House. A companhia possui um conjunto de centros de desenvolvimento, capacitação industrial e recursos humanos para atuar em diversos campos tecnológicos, tais como eletrônica, telecomunicações, transporte, pesquisa espacial e sistemas para defesa. A Divisão Química produz perclorato de amônio de alta qualidade, além de propelentes sólidos composite de alta energia para aplicação em foguetes, mísseis e engenhos espaciais. A Divisão Veicular desenvolve e implementa soluções eficientes na produção de veículos especiais, principalmente para aplicações militares.

 

A composição tecnológica da AVIBRAS permite o desenvolvimento e fabricação de produtos civis a sistemas de defesa altamente complexos, nas áreas de:
 
CIÊNCIA & TECNOLOGIA:

A AVIBRAS é parceira das Forças Armadas Brasileiras em vários programas:
 

· Veículos Suborbitais Instrumentados para treinamento.
· Motores de propulsão sólida, cabeças de guerra e sistemas de guiagem para diversos mísseis.
· Veículo Aéreo Não-Tripulado – VANT, com tecnologia inteiramente nacional para aplicações civis e militares, tais como, vigilância de fronteiras e reconhecimento de alvos.
· Veículos Blindados de Comando e Controle, totalmente computadorizados, com comunicação digital criptografada e capacidade de deslocamentos em qualquer terreno.
 

DEFESA:

A divisão de defesa da AVIBRAS, com suas numerosas representações no exterior possui uma posição de destaque no mercado internacional no desenvolvimento, produção e integração de sistemas de defesa inovadores e eficientes, tais como:


· O SKYFIRE-70 – sistema de foguetes ar-terra de 70 mm, de última geração, composto de:
– motores de alta energia;
– diferentes cabeças de guerra, e;
– lançadores com sistemas de controle de armamentos para quase todos os tipos de  aeronaves de asa fixa ou helicópteros.

·  O AV-SS 12/36, Sistema de Artilharia superfície-superfície rebocado ou montado sobre veículos leves e adequado para forças especiais ou artilharia leve, capaz de disparar uma rajada de 36 foguetes de 70 mm em 12 segundos a alcances até 12 km.

·  O ASTROS II – Hoje em sua quinta geração, é um sistema multicalibre de artilharia para saturação de área, referência mundial em sua classe por sua grande mobilidade e capacidade de lançar foguetes e mísseis de vários calibres a distâncias entre 9 e 300 km.
Devido a sua flexibilidade e alto poder de fogo é considerado como um sistema estratégico e de dissuasão, e ainda, incorpora os avanços tecnológicos e a experiência de atuação em duas guerras, podendo ser utilizado para artilharia de campanha e operação no litoral.
A versatilidade do sistema ASTROS II é ampliada pela sua capacidade de autodefesa e proteção blindada a sua tripulação.

· Veículos Blindados Leves – veículos multitarefa, equipados com sistemas de autodefesa e podem ser configurados para Comando & Controle, Transporte de Tropas, Reconhecimento, Vigilância e Salvamento.
·  Sistemas de C4ISTAR, fixos e móveis, tanto para emprego operacional das Unidades Militares em operação de combate quanto para a estrutura da cadeia de Comando.
 

Com seus Sistemas, a AVIBRAS também oferece um programa de Suporte Logístico Integrado (ILS) que contempla treinamento, suporte técnico no cliente, fornecimento de simuladores, equipamentos, peças de reposição e ferramentas especiais.

 

PRODUTOS CIVIS:

Ainda na linha civil, a AVIBRAS oferece:


· Tratores de Manobra para operação terra-trilho, para reboque e manobras de composições ferroviárias principalmente em pátios de manobras e ferrovias e metrôs.
· Explosivos tipo granulado e emulsões encartuchadas de alto desempenho para desmonte de rochas, atendendo mineradoras, pedreiras e construção civil em geral.
·  Nos serviços de pintura, destaca-se um sistema de tratamento superficial composta de fosfatização de pintura eletroforética catódica, aplicável em aço, aço galvanizado e alumínio, gerando alta resistência química e a corrosão, atendendo principalmente a indústria automobilística. 
 

A AVIBRAS tem provado ser uma parceira capaz e confiável na difícil tarefa de solucionar os mais diversos problemas tecnológicos, atendendo às necessidades específicas dos seus clientes civis e militares no Brasil e exterior. Sua excelência em engenharia, tecnologia avançada e capacidade industrial, estão sempre disponíveis àqueles que precisam de um bom parceiro.

Fonte – AVIBRAS

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter