COBERTURA ESPECIAL - LAAD 2011 - Defesa

14 de Abril, 2011 - 18:55 ( Brasília )

FAB assina carta de intenção para compra de quatro radares da Orbisat

Documento para o fornecimento do SABER M60 foi assinado ontem (13) pelo comandante da Força Aérea, Tenente Brigadeiro-do-Ar Juniti Saito

Força Aérea Brasileira (FAB) assinou uma carta de intenção para a compra de quatro radares Saber M-60, desenvolvidos pela brasileira Orbisat. O acordo foi fechado ontem, dia 13, durante reunião realizada na LAAD – Defence & Security, no Rio de Janeiro, entre a diretoria da empresa e o comandante da aeronáutica, Tenente Brigadeiro-do-Ar Juniti Saito.  O Saber-M60 é o mais moderno e preciso radar da classe que integra busca e vigilância de baixa altura, e portáteis, em todo o mundo. A FAB deverá utilizar os equipamentos nas bases aéreas de Canoas (RS) e de Manaus (AM), sendo sua aplicação principal compor os elementos de Artilharia Anti-Aérea alocados ao SISDABRA (Sistema de Defesa Aeroespacial Brasileiro).

Segundo o diretor técnico da Orbisat, João Moreira Neto, o DECEA (Departamento de Controle do Espaço Aéreo) vem avaliando o Saber-M60 desde 2010. Este ano, o órgão repassou um parecer positivo ao Estado Maior da Aeronáutica, atestando que o equipamento cumpre com os requisitos operacionais da instituição. 

Recentemente, o Saber-M60 foi certificado pelo Exército Brasileiro e o documento atesta que o equipamento cumpre com as normas militares, ambientais e de interferência eletromagnética.

Os radares Saber-M60 têm o protocolo de comunicação Asterix e pode ser diretamente ligado à rede do SISDABRA e, assim, integrado aos outros radares de vigilância da FAB. O próximo passo depois da carta de intenção é o detalhamento de proposta técnico-comercial, negociação e assinatura de contrato de fornecimento ainda para 2011.

Sobre a Orbisat
A OrbiSat é uma empresa privada, especializada em sensoriamento remoto e radares para vigilância aérea e terrestre. Recentemente, assinou contrato de venda de suas áreas de defesa e sensoriamento remoto para a Embraer Defesa e Segurança. O acordo estratégico foi firmado para garantir a continuidade das atividades dessas divisões da companhia, que agora ganha mais força com o impulso da Embraer.

A empresa domina a tecnologia de diversos radares: Interferométricos de Abertura Sintética, de Busca e Vigilância de alvos aéreos em três dimensões, de Vigilância embarcados com processamento em tempo real, de Secundários e Interrogadores Militares em todos os modos.

A capacitação tecnológica da OrbiSat é reconhecida internacionalmente e já foi adotada por países como Venezuela, Itália, Suíça, Alemanha, Israel, Estados Unidos e França.

Fonte - Orbisat



Outras coberturas especiais


US

US

Última atualização 22 NOV, 10:40

MAIS LIDAS

LAAD 2011