COBERTURA ESPECIAL - LAAD 2011

11 de Abril, 2011 - 22:50 ( Brasília )

IAI Apresenta a ETOP

A Plataforma Elétrica Fixa de Observação da IAI (ETOP) entra em uma nova fase de desenvolvimento avançado

 

Rio de Janeiro, Brasil, Abril de 2011 – A Plataforma Elétrica Fixa de Observação da IAI (ETOP) está entrando em uma fase avançada de desenvolvimento. A ETOP é uma plataforma aérea fixa, totalmente alimentada por energia elétrica, que pode ser utilizada para observação, vigilância e outras aplicações.
 
A ETOP faz parte da nova linha de Veículos Aéreos de Flutuação (HAV) da IAI e foi projetada para uma ampla variedade de missões militares, civis e também paramilitares.
 
A silenciosa ETOP adapta-se bem nos teatros de operação terrestre e marítimo, nos quais é necessária uma resposta rápida e de longa duração, incluindo desafios à segurança interna: proteção de infraestruturas críticas ou de fronteiras (terrestres ou marítimas) e também o aumento da segurança em grandes eventos.
 
A ETOP pode ser lançada de uma plataforma marítima, de um veículo terrestre ou de uma estação fixa. O HAV pode carregar até 20 kg de carga útil e operar a uma altitude máxima de 100m apenas acionando-se um botão, o que elimina a necessidade de operador.
 
Dados em tempo real são recebidos diretamente pelos tomadores de decisões, que passam a contar com um quadro situacional a partir de uma ou de várias plataformas.
 
O lançamento rápido e o fluxo de dados para usuários relevantes fazem da ETOP um recurso aéreo essencial. A utilização da ETOP não exige autorização da administração de aviação civil nem alocação de frequência, o que simplifica seu uso em qualquer cenário, civil ou militar.
 
Desde sua apresentação na Eurosatory, em 2010, a ETOP esteve presente em diversas feiras internacionais, tornando-se o centro das atenções.
 
A ETOP combina uma plataforma aérea alimentada por eletricidade e um sistema de solo que inclui os meios para lançamento automático, cabos e uma unidade de gerenciamento da missão. O sistema também é disponível com determinados veículos, equipados com uma plataforma ETOP que pode ser usada com uma ampla variedade de equipamentos para as missões, compatíveis com as necessidades do cliente.
 



Outras coberturas especiais


Helibras

Helibras

Última atualização 20 AGO, 14:50

MAIS LIDAS

LAAD 2011