COBERTURA ESPECIAL - LAAD 2011

11 de Abril, 2011 - 21:45 ( Brasília )

Grupo INBRAFILTRO Apresenta Blindado Gladiador

Além do Gladiador, empresa lança coletes à prova de balas e escudos de proteção balística com tecnologias inéditas na maior feira de defesa e segurança da América Latina

O Grupo InbraFiltro participa da LAAD 2011, Latin America Aerospace and Defence, a maior e mais importante feira de defesa e segurança da América Latina, que acontece de 12 a 15 de abril, no RioCentro, Rio de Janeiro.

Durante o evento, a empresa destaca o lançamento de capacetes à prova de balas para uso em CDC - Controle de Distúrbio Civil, escudos com blindagem Nível III, coletes Nível II-A para uso em cães de apoio, colete Camel Back e mala-executiva blindada.

Aproveitando sua expertise em segurança, o Grupo apresenta também o “Carro Escudo”, solução conceito de blindagem focada nas forças policiais e com tecnologias de ponta embarcadas.

 Entre os produtos expostos na feira também estão o BLSR Gladiador – Blindado Leve Sobre Rodas, partes da blindagem utilizada em aviões modelo Super Tucano, estruturas de aeronaves, portas blindadas para cockpit de aeronaves de modelos em utilização comercial e diversas inovações em itens de proteção balística.
 
Gladiador – Blindado Multiuso de Alta Performance

O Grupo InbraFiltro apresenta no evento o blindado leve sobre rodas Gladiador, já em versão cabeça de série, em fase de comercialização.  Destinado às múltiplas utilizações das forças armadas ou da segurança pública, civil ou militar de qualquer país, o Multiuso 4x4 Nível IV é uma alternativa eficaz e extremamente segura para missões de variadas complexidades, como transporte e escoamento de tropas com agilidade.

Muito competitivo, o blindado, de tecnologia 100% brasileira, superou similares desenvolvidos na Alemanha, EUA, França, Rússia, entre outros, alcançando o melhor resultado em comparação com produtos semelhantes nos quesitos peso/performance, capacidade/blindagem e deslocamento/consumo, conseguindo pontuação muito superior à concorrência no índice específico de avaliação “Ação de Choque”.

Pesando aproximadamente sete toneladas, com capacidade para transportar até oito ocupantes incluindo o motorista, o modelo possui diversas aplicações em missões de reconhecimento, ataque ou defesa, conforme a necessidade das forças. Entre os equipamentos que podem ser acoplados, destacam-se vários armamentos e diversos lançadores de granada e fumaça.
Além disso, possui escudo defletor inferior para proteção contra minas terrestres, faróis protegidos, inexistência de parafusos e dobradiças nas faces externas da carroceria, sistema de arrefecimento do motor sob o capô, para-lama dianteiro e fechamento do para-lama traseiro em material não balístico, visando romper explosões de minas terrestres e evitar o tombamento do veículo.
 “Nossa empresa está muito satisfeita com o resultado final desse importante e, sem dúvida, complexo projeto. O Gladiador exigiu de nossa equipe muita persistência e estudo, já que foi submetido, durante cinco anos, a séries completas de testes de engenharia para verificar a existência de vulnerabilidade antes de ser homologado pelo Exército Brasileiro”, comenta o presidente do Grupo InbraFiltro, Jairo Candido.

O valor da versão básica é de cerca de US$ 350 mil. Sendo indicado para qualquer tipo de solo, o BLSR alcança até 105 Km/h e é equipado com motor MWM de 185 cavalos.
Neste projeto, a integração da engenharia mecânica e chassi é Agrale.

Materiais de Proteção Individual

Com ampla atuação no mercado de materiais de proteção individual, o Grupo InbraFiltro apresenta no evento lançamentos em capacetes, escudos, coletes à prova de balas e acessórios blindados.
No segmento capacetes, destaque para o capacete antitumulto com proteção balística Nível I. O produto é desenvolvido com a mesma matéria prima dos capacetes e escudos Nível III-A, e resiste a disparos de armas de calibre 22” ao 38”.

 Em coletes, a empresa oferece produtos de baixo peso e alta flexibilidade em todos os níveis de proteção, com tecidos em novas configurações, proporcionando maior conforto e absorção de suor. Visando maior segurança, são oferecidos também coletes com sistema de identificação via radiofrequência.

Outra novidade apresentada é o colete com sistema Camel Back. Exclusividade InbraFiltro, o produto, focado em ações militares, possui um dispositivo de ultrafiltragem que permite aos usuários filtrarem instantaneamente líquidos contaminados de qualquer tipo – desde água com dejetos até água salobra, deixando-as próprias para o consumo.

Ainda em materiais de proteção individual, destaque para a ‘mala-executiva blindada’. O material, com blindagem Nível III-A, quando aberto atinge aproximadamente 1,5m x 0,60m, transformando-se em um anteparo balístico portátil.

O Grupo InbraFiltro também apresenta no evento o ‘carro escudo’, solução-conceito que garante blindagem na parte dianteira e nas portas de viaturas, permitindo proteção e posicionamento frontal aos policiais durante ações de confronto. A empresa, além da blindagem específica, também efetua transformação dos veículos, que recebem, se necessário, instalação de sirenes, adesivagem, giroflex e implantação de sistema eletrônico interno e externo de gravação de imagem, com transferência de dados via 3G e tecnologia embarcada para leitura eletrônica de placas.

 Blindagem de Aeronaves

Um dos principais destaques do Grupo destinado ao segmento aéreo é a blindagem parcial dos modelos Super Tucano fabricados pela Embraer. No estande os visitantes podem conferir parte do ship set de blindagem desenvolvido pela empresa recentemente, e que já equipa 25 aeronaves da Força Aérea Colombiana e mais de 20 em outros países.

Além de desenvolver partes específicas de aeronaves com blindagens destinadas às metralhadoras 0.50 AP-M2, a empresa também coloca em exposição alguns exemplos da aplicabilidade desta tecnologia, demonstrando a qualidade dos produtos desenvolvidos, fabricados e ofertados aos mercados nacional e internacional. 

Os visitantes também podem conferir partes da proteção aplicada em helicópteros modelo AS-350, popularmente conhecidos como Esquilo. As aeronaves receberam reforço balístico contra disparos de fuzil no piso, encostos dos bancos e nas portas.

A porta blindada para cockpit, tecnologia vencedora de concorrência internacional aberta pela Embraer, também está em evidência durante o evento. O produto, que é referência no segmento aeroespacial, pode ser removido facilmente em situações emergenciais e, mesmo contendo proteção balística, é considerado bastante leve. Atualmente, o Grupo InbraFiltro já contabiliza quase 800 aeronaves brasileiras equipadas com esta porta.
 
Grupo InbraFiltro

O Grupo InbraFiltro, fundado em 1979, iniciou suas atividades como fornecedor de tecidos técnicos industriais e elementos filtrantes, mas logo passou a desenvolver novos produtos no segmento de blindagens automotivas. Hoje, emprega cerca de 550 funcionários e atua em diversas áreas através de suas sete unidades industriais instaladas em Mauá, na Grande São Paulo: InbraFiltro,

InbraBlindados, InbraTêxtil, InbraGlass, InbraAerospace, InbraDefesa e InbraLand.

Um dos principais conceitos oferecidos pelo Grupo é proteção através da fabricação de mais de 680 produtos para segurança no mercado. Além disso, presta serviços diferenciados e possui uma gama de produtos que vão desde tecidos técnicos filtrantes até blindagens de veículos civis, militares e aeronaves.

Empresa 100% brasileira, a Inbra conquistou os mais diversos certificados nacionais e internacionais, incluindo aNBR 15100. A aplicação correta destas normas e o constante treinamento de seus funcionários demonstram a preocupação em estabelecer uma relação harmoniosa entre a empresa e seus colaboradores, visando maior satisfação dos clientes e respeito ao meio ambiente.
 
 
 



Outras coberturas especiais


Guerra Hibrida Brasil

Guerra Hibrida Brasil

Última atualização 21 OUT, 12:30

MAIS LIDAS

LAAD 2011