COBERTURA ESPECIAL - LAAD 2011

08 de Abril, 2011 - 16:10 ( Brasília )

Reino Unido envia dois ministros e equipe industrial de peso à LAAD 2011

“QUEREMOS SER PARCEIROS, NÃO FORNECEDORES”

Texto em inglês


Parceiros, não apenas fornecedores”. Esta é a mensagem trazida pela delegação do Reino Unido, liderada por dois Ministros das áreas de defesa e segurança, à LAAD 2011 – a maior feira de defesa e segurança da América Latina.

Gerald Howarth, Ministro-Adjunto para Estratégias de Segurança Internacional, e Baronesa Pauline Neville-Jones, Ministra-Adjunta  para Segurança e Antiterrorismo, estão chefiando a delegação de alto nível da Agência Britânica de Promoção de Comércio e Investimentos – UK Trade and Investment (UKTI), sob coordenação de  Richard Paniguian, diretor da área de Defesa e Segurança do UKTI.

A delegação governamental participa do evento juntamente com 25 empresas britânicas expositoras, que irão demonstrar tecnologias de ponta nos setores de defesa e segurança.

As áreas em que o Reino Unido tem especial capacidade incluem: segurança de fronteiras marítimas e terrestres; tecnologias de apoio a operações; detecção de minas e contramedidas; defesa contra ameaças químicas, biológicas, nucleares e radioativas; segurança de grandes eventos e gestão de identidade.  Uma Equipe da área de Segurança e Defesa do UKTI, com soldados do Exército Britânico,irão demonstrar a utilização operacional e tática dos equipamentos em exibição.


Já na segunda-feira, 11/04, antes mesmo de chegarem à LAAD, os ministros Gerald Howarth e Pauline Neville-Jones visitam a Unidade de Polícia Pacificadora do morro dos Prazeres, em Santa Teresa, acompanhados do Secretário de Estado de Segurança Pública, José Mariano Beltrame.  O britânicos querem ver e aprender com a bem sucedida experiência brasileira em policiamento comunitário.  A visita será realizada às 14h30.

Na terça-feira, 12/04, também às 14h30, Howarth e a Baronesa Neville-Jones oferecem um briefing aos jornalistas sobre a participação do Reino Unido na LAAD 2011 e as aspirações de parcerias com o Brasil nos setores de defesa e segurança.  O encontro será realizado no stand do Departamento de Defesa e Segurança do UKTI no Riocentro, localizado na Área de Exibição 060.


A delegação britânica pretende buscar ativamente novos parceiros de negócios no Brasil, além de desenvolver vínculos mais próximos na área de aquisições com o governo e com parceiros industriais da região.

Gerald Howarth, Ministro Adjunto para Estratégias de Segurança Internacional, declarou:


“Estou muito feliz em ter a oportunidade de visitar o Brasil acompanhado de minha colega Pauline Neville-Jones, além de uma delegação robusta do Reino Unido. O foco de minha visita é o aprofundamento da relação de defesa entre Brasil e Reino Unido, fundamentada sobre três parcerias valiosas: entre nossos dois países inovadores; entre nossas Forças Armadas modernas e profissionais; e entre nossas indústrias de defesa ricas em tecnologia. Nossa relação estratégica com o Brasil é muito importante e de grande valor para nós”.

A Baronesa Neville-Jones, Ministra Adjunta para Segurança e Antiterrorismo, disse:

“O Brasil é uma presença crescente no setor de segurança e um parceiro importante para o Reino Unido. Um objetivo-chave dessa visita é identificar formas de trabalhar juntos para encarar os desafios que ambos enfrentamos como anfitriões de grandes eventos esportivos. Como país-sede das Olimpíadas de Londres de 2012, o Reino Unido desenvolveu tecnologias inovadoras na área de segurança. Estamos muito interessados em compartilhá-las com o Brasil, que vai sediar a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016. Estou confiante de que podemos manter uma relação benéfica e de longo prazo em uma época em que os desafios mudam rapidamente nas áreas de segurança e terrorismo”.

Richard Paniguian, Chefe do Departamento de Defesa e Segurança do UKTI, também está entusiasmado:

“Estamos aqui para encorajar as empresas brasileiras e britânicas a continuarem avançando na identificação de áreas para a cooperação conjunta. O Reino Unido possui uma variedade significativa de produtos de excelência nos setores aéreo, terrestre, marítimo e de segurança. A LAAD apresenta uma ótima oportunidade para mostramos o melhor que o Reino Unido tem a oferecer e encontrar um entendimento mútuo sobre as parcerias que podemos construir.”


Visita do Ministro-Adjunto para Estratégias de Segurança Internacional, Gerald Howarth, e Baronesa Pauline Neville-Jones, Ministra-Adjunta  para Segurança e Antiterrorismo do Reino Unido:

Segunda-feira, 11/04, 14h30: Visita à Unidade de Polícia Pacificadora do morro dos Prazeres, em Santa Teresa, acompanhando o Secretário de Estado de Segurança Pública, José Mariano Beltrame.

Terça-feira, 12/04, 14h30: Briefing aberto à imprensa sobre a participação britânica na LAAD 2011 – Stand do Departamento de Defesa e Segurança do UKTI no Riocentro, localizado na Área de Exibição 060.


Notas aos Editores:

1 – As exportações na área de defesa em 2009 somaram 7,2 bilhões de libras esterlinas, fazendo com que o Reino Unido fosse o segundo maior exportador mundial na área de defesa.
2 – As exportações britânicas na área de segurança em 2009 somaram 1,45 bilhões de libras esterlinas, fazendo com que o Reino Unido fosse o 5º mais bem sucedido exportador na área de segurança;
3 – O Reino Unido é o principal destino de investimento interno da Europa e o segundo destino global, estando atrás apenas dos Estados Unidos. De acordo com um relatório da ONU (UNCTAD World Investment Report), o país atraiu um valor recorde de 1,347 trilhões de dólares em 2007.
4 – A Agência Britânica de Promoção do Comércio e Investimentos – UKTI é o departamento governamental que auxilia empresas baseadas no Reino Unido a obterem sucesso nos mercados internacionais, buscando investimentos de alta qualidade para o Reino Unido.

Para maiores informações:

Glauco Paiva – Gerente de Comunicação do Consulado Britânico no Rio de Janeiro: (21) 9652-8453

Adam Thomas, Chefe da Assessoria de Imprensa do Departamento de Defesa e Segurança do UKTI: +44 7775 817 835

Fonte - UKTI



Outras coberturas especiais


Eleições

Eleições

Última atualização 17 AGO, 21:00

MAIS LIDAS

LAAD 2011