Scania apresenta novidades na LAAD 2011

A Scania participa neste ano da 8ª LAAD – Defence & Security, importante feira de defesa e segurança da América Latina, que acontece entre os dias 12 e 15 de abril, no Rio de Janeiro. A montadora apresentará no evento a mais alta tecnologia em veículos e motores desenvolvidos para atender, com excelência, forças militares em operações de combate a incêndio, resgates por terra e por mar, entre outras aplicações.

A montadora trará da Finlândia, especialmente para a exposição, o caminhão multitarefa militar G440 CB 8×8 HHZ, equipado com motor 13 litros, 440 hp e 2300 Nm. O veículo conta com tração nos quatro eixos, sendo os dois dianteiros direcionais e atende atualmente as das Forças Armadas do país nórdico.

Também estará exposto o P420 CB 4X4, veículo Scania de intervenção rápida em combate a incêndios, com motor 12 litros, 420 hp e tração nos dois eixo. Atualmente utilizado pela Infraero em aeroportos, o veículos possui tanques com capacidade de até 10 mil litros de água e mil litros de espuma.

“Os caminhões e motores Scania são produtos premium em todo o mundo e representam o estado da arte em tecnologia de transporte. A LAAD será uma excelente oportunidade para apresentar nossas soluções de ponta para os mais diversos tipos de aplicações, inclusive para situações extremas, como as vividas pelas forças de defesa”, afirma Rogério Rezende, diretor de assuntos governamentais e institucionais da Scania.

A LAAD reúne bienalmente empresas brasileiras e internacionais especializadas no fornecimento de equipamentos e serviços para as Forças Armadas, polícias, forças especiais, serviços de segurança, consultores e agências governamentais.

Os veículos Scania são produzidos em módulos para aplicações específicas, possibilitando várias combinações a partir de um número de componentes básicos. Além da fácil adaptação, o sistema modular garante manutenção e reparos simplificados, pois demanda menos ferramentas e peças em estoque. Além disso, a rede distribuidora mundial facilita o acesso a peças vitais no caso de operações no exterior.
 
Combate a incêndios

A Scania celebrou recentemente 90 anos de atuação no segmento de resgate e combate a incêndios. Nos países nórdicos, que possuem algumas das normas de segurança mais exigentes do mundo, a marca é a primeira opção para mais de 95% das brigadas de resgate do setor. Níveis de fidelidade similares também podem ser observados em todo o Reino Unido e em muitas partes da Europa, Ásia e Austrália.
 
Força no mar

No mar, os motores de propulsão Scania são amplamente usados em embarcações de defesa, barcos ambulância e barcos de patrulha por responderem a aplicações marítimas exigentes, em que a carga do motor pode ser muito elevada em condições desafiadoras.

Muitas das embarcações das marinhas da Suécia e da Noruega já usam os motores Scania, que atendem as demandas das altas tecnologias instaladas nos barcos. A empresa forneceu motores para propulsão das embarcações da Polícia Federal e da marinha brasileira. A Scania também equipa as embarcações da marinha de outros países da América Latina, como México, Bolívia e Paraguai.
 
Operações militares

Resistentes, os veículos de defesa Scania foram desenvolvidos para ultrapassar os mais diversos terrenos em situações diversas, como desertos ou áreas alagadas, mantendo a integridade do equipamento para a hora do retorno. Amplamente utilizados para operações de paz e missões de resgate ao redor do mundo, eles atendem às mais específicas necessidades militares devido ao sistema modular exclusivo.

As cabines Scania para a área de defesa são projetadas para aceitar vários níveis de reforço e suportar explosão de minas antipessoais e fogo de pequenas armas voltadas a perfurar blindagens. Os veículos também contam com proteção contra minas antitanque, montada no chassis, garantindo que os ocupantes abandonem o veículo incólumes após a detonação de um artefato.

Isso se deve à tecnologia de placas blindadas nos compartimentos das rodas, que defletem a onda de choque para os lados a fim de desviar a força plena sobre o compartimento. Além disso, dispositivos run-flat, redirecionam a onda de choque da explosão de uma mina para fora.
 
A Scania é um dos principais fabricantes mundiais de caminhões e ônibus para transporte pesado e de motores industriais e marítimos. Os produtos de serviços m participação crescente nos negócios da empresa, assegurando aos clientes soluções de transporte econômicas e com alta disponibilidade operacional. Com 35 mil colaboradores, a Scania está presente em mais de 100 países e possui operações industriais na Europa e na América do Sul, com possibilidade de intercâmbio global de componentes e veículos completos. Em 2010, as receitas totais da Scania alcançaram 78 bilhões de coroas suecas e o resultado financeiro após a dedução de impostos foi de 9,1 bilhões de coroas suecas.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter