COBERTURA ESPECIAL - LAAD 2011

07 de Abril, 2011 - 17:55 ( Brasília )

LAAD - Rockwell Collins do Brasil


Resumo
 
A Rockwell Collins tem um compromisso com o Brasil, tendo aumentado seus investimentos, sua presença e também sua contribuição para a economia local. A empresa tem também contratado e treinado cidadãos brasileiros e transferido tecnologia.  A empresa enxerga oportunidades de aplicação de muitas de suas soluções, que vão desde comunicação com acesso à rede, para aplicações aéreas, terrestres e marítimas, a avançados sistemas aviônicos integrados e de comunicação para aeronaves de asas fixas e rotativas, bem como para veículos aéreos não tripulados (VANTs).
 
Além de trazer essas soluções para o mercado brasileiro, a Rockwell Collins também está empenhada em aumentar a afinidade com clientes, estabelecendo parcerias no Brasil, além de aperfeiçoar no país recursos de engenharia de sistemas, de gestão de programas e de desenvolvimento empresarial.
 
Ampliando a presença no Brasil
 
A Rockwell Collins vem construindo uma história e marcando presença no Brasil há mais de 35 anos, dando suporte a operadores e fabricantes de aeronaves militares e civis do Brasil, com soluções de sistemas aviônicos e de aeronaves, sistemas de comunicação e eletrônica, além de serviços. O centro de serviços da empresa, localizado em São José dos Campos, tem sido fundamental para satisfazer as necessidades de clientes locais, que incluem as fabricantes de aviões Embraer e Helibras.  
 
A Rockwell Collins acredita que a colaboração mais efetiva com os clientes requer compromisso, e se orgulha em participar ativamente e de forma contínua daindústria aeroespacial e de defesa do Brasil. A empresa planeja expandir seu atual centro de serviços, assim com desenvolver uma capacitação na área de engenharia no país. 
 
 
Clientes da Rockwell Collins no Brasil/América Latina

 

  • A Helibras, subsidiária brasileira da Eurocopter, está modernizando os helicópteros Pantera AS365K do Exército Brasileiro com aviônicos integrados Pro Line 21 da Rockwell Collins.  O programa de modernização visa a quatro aeronaves por ano até 2021.

 

  • Quando a Embraer lançar as novas aeronaves Legacy 500 e Legacy 450 em 2012/2013, estes jatos executivos serão equipados com os sistemas aviônicos integrados Rockwell Collins Pro Line Fusion™.

 

  • O sistema de orientação HGS® (Head-Up Guidance System) da Rockwell Collins, modelo 5600E, com tecnologia de monitores de cristal líquido (Liquid Crystal Display - LCD), foi selecionado em 2008 para a aeronave Lineage 1000 da Embraer. O sistema HGS-5600E é uma versão proveniente do modelo HGS-5600, já utilizado nas aeronaves Embraer 170, assim como no Embraer 190. 

 

  • Três companhias aéreas latino-americanas utilizam aviônicos e sistemas de entretenimento em vôo da Rockwell Collins em suas 98 aeronaves Airbus. Os pacotes de aviônicos foram adquiridos pela brasileira TAM, pela chilena LanChile e pelas companhias aéreas do Grupo TACA. O Grupo TACA é um consórcio de companhias aéreas de El Salvador, Guatemala, Costa Rica, Nicarágua e Honduras.

 
 
Soluções da Rockwell Collins
 
A Rockwell Collins oferece soluções personalizadas em segurança e defesa para nossos clientes brasileiros e latino-americanos, permitindo que suas forças militares concluam com êxito e segurança suas missões terrestres, aéreas ou marítimas. Fornecemos uma ampla gama de recursos, incluindo aviônicos para aeronaves tripuladas e não-tripuladas, soluções de comando, controle e comunicação, sistemas “soldier” e de reconhecimento eletrônico, dispositivos de navegação, displays, soluções eletrônicas para inteligência e combate, assim como soluções de simulação e treinamento.
 
 
Aviônicos para aeronaves de asas fixas e rotativas
 
O Brasil oferece muitas oportunidades para soluções de defesa da Rockwell Collins, como aviônicos novos e modernizados para aviões militares de transporte, aplicações para helicópteros militares e civis e para o crescente mercado de Veículos Aéreos Não Tripulados (VANTs).  
 
As necessidades de informações situacionais, interoperabilidade, redução da carga de trabalho da tripulação e aumento nos níveis de segurança de voo para as forças militares mudam constantemente e a Rockwell Collins permanece na vanguarda dessas crescentes necessidades, com seus sistemas Flight2 e CAAS (Common Avionics Architecture System). Estes sistemas podem ser personalizados para soluções novas ou melhora das soluções existentes, podendo incluir controles, displays, além de sistemas de processamento de informação/dados, comunicação, navegação, sistemas de segurança e vigilância.
 
Milhares de aeronaves de asas fixas e rotativas foram entregues e estão em pleno funcionamento com produtos, sistemas e suportes aviônicos da Rockwell Collins.  A empresa também foi a principal responsável por muitas instalações e modernizações complexas de sistemas aviônicos nos Estados Unidos e em todo o mundo.
 
Além dos aviônicos integrados Flight 2 e CAAS, a Rockwell Collins oferece também a sua linha Pro Line de sistemas de voo integrados, com recursos avançados, para clientes comerciais e militares do Brasil. Os sistemas Pro Line oferecem aos clientes a oportunidade de aproveitar o melhor da tecnologia da aviação comercial e empresarial, para aplicações em aeronaves militares.
 
O Pro Line Fusion é o mais nova integrante da linha Pro Line de aviônicos integrados da Rockwell Collins. Ele une a herança do sistema Pro Line 21 da nossa empresa com tecnologias inovadoras, que irão transformar a experiência dos pilotos na cabine de pilotagem.  O Pro Line Fusion foi selecionado para a plataforma de dez aeronaves, incluindo o Legacy 450 e o Legacy 500 da Embraer. O sistema receberá, pela primeira vez, a certificação para o avião Bombardier Global em 2011.
 
O Sistema dos Sistemas de VANTs
 
Com um interesse crescente na utilização de VANTs para vigilância das fronteiras do Brasil, a Rockwell Collins vê oportunidades incríveis para seus sistemas de controle de voo e navegação, links de dados de comunicação, sistemas de carga útil, sistemas de controle de motor, integração de sistemas e soluções de serviços.
 
Notícias recentes do Brasil indicam uma maior exploração e utilização de VANTs no país, como parte de projetos especiais e para o uso efetivo no monitoramento das fronteiras. 
 
A Rockwell Collins acredita que os VANTs são "sistemas" e não apenas veículos autônomos, e que estes sistemas incluem controles, sistemas de propulsão, comunicação, sistemas de controle de solo, equipes de suporte e manutenção por toda a vida útil, e muito mais. A empresa oferece sistemas para todas as partes dos VANTs, atuando em mais de 20 plataformas ao redor do mundo.
 
Os sistemas de controle e navegação para VANTs da Rockwell Collins, Athena®, são miniaturizados, leves, de controle integrado altamente confiável, INS, GPS e Dados Aéreos, e Sistemas Referência de Atitude e de Rumo (AHRS). Disponíveis em configurações redundantes de baixo custo, estes sistemas possibilitam operações autônomas, tendo sido testados em mais de 1 milhão de horas de voo em situações de combate.  Utilizados em aeronaves tripuladas e não tripuladas, estes sistemas estão próximos de conseguir a certificação comercial.
 
Além dos sistemas de controle e navegação, a empresa oferece uma ampla gama de soluções de comunicação, comando, controle e inteligência, bem como cargas úteis e controles de motor para VANTs.  Ao fazer negócios com a Rockwell Collins, os clientes também podem melhorar seus conhecimentos sobre sensores e sobre as tecnologias para evitar e tolerar danos, permitindo aos VANTs voar com segurança ao lado de aviões tripulados no espaço aéreo comum. 
 
Comunicação para manter o Brasil conectado, informado e pronto para uma resposta
 
A abundância de recursos naturais do Brasil, principalmente com a descoberta recente de enormes reservas de petróleo na costa do país, justifica-se sempre mais a proteção das fronteiras na região. Com a vinda da Copa do Mundo e dos Jogos Olímpicos para o Brasil, o governo está intensificando esforços para adquirir recursos de comunicação e inteligência para aumentar a segurança.  Além disso, há uma ênfase contínua no combate ao narcotráfico.
 
A Rockwell Collins vê oportunidades crescentes para soluções totalmente interligadas, que mantêm as forças militares e civis do Brasil conscientes e atentas, inclusive para aplicações de defesa e segurança nacional.  Estas aplicações incluem comunicações com acesso à rede para os responsáveis pelas primeiras respostas civis, segurança pública, integração de comunicação veicular, navegação e displays para uma melhor percepção situacional. 
 
No Brasil, há grandes áreas onde não existe qualquer capacidade de comunicação.  Em muitos casos, o desenvolvimento da infraestrutura de comunicação está começando do zero.

A Rockwell Collins oferece estrutura de rede de comunicação de alta frequência, que pode ser ampliada com comunicação via satélite. Estes sistemas de comunicação promovem segurança e interoperabilidade contínua entre os serviços civis e militares. Além disso, a Rockwell Collins é uma empresa líder no desenvolvimento de rádios e formas de ondas definidos por softwares, proporcionando comunicação de última geração, com acesso à rede. A Rockwell Collins é líder em tecnologia de comunicação e a empresa está bem posicionada para fornecer este recurso para o Brasil e outros governos latino-americanos.
 
A Rockwell Collins é pioneira no desenvolvimento e na implantação soluções de comunicação e produtos eletrônicos para aplicações comerciais e governamentais inovadoras. Nossa expertise em aviônica, eletrônica, comunicação em missões, gestão da informação, simulação e treinamento é fruto do trabalho de quase 20.000 funcionários, além da contribuição de um serviço global e rede de suporte presente em 27 países.



Outras coberturas especiais


Superior Tribunal Militar

Superior Tribunal Militar

Última atualização 12 DEZ, 20:20

MAIS LIDAS

LAAD 2011