COBERTURA ESPECIAL - LAAD 2011

05 de Abril, 2011 - 07:52 ( Brasília )

IAI - A Israel Aerospace Industries apresentará seu VANT de rotor inclinado “Panther” na LAAD

Pela primeira vez na América Latina o revolucionário VANT de rotor inclinado para missões táticas

Rio de Janeiro, Brasil, Abril de 2011 – A Israel Aerospace Industries (IAI) apresentará pela primeira vez na América Latina seu novo e revolucionário Veículo Aéreo Não Tripulado (VANT) de rotor inclinado para missões táticas, o Panther, durante a feira Latin America Aerospace and Defense (LAAD), que acontecerá no Rio de Janeiro, Brasil, entre 12 e 15 de abril.

Com base em uma extensa pesquisa e desenvolvimento, e no conhecimento de campo da IAI sobre os desafios de batalhas em solo avançadas, o Panther combina as capacidades de voo de um avião com a capacidade de sobrevoo de um helicóptero, um rotor inclinado de propulsão e sistema de decolagem e aterrissagem vertical de asa fixa (VTOL). Isso permite ao veículo decolar e pousar livremente em áreas não-preparadas.            
Um inovador sistema automático de controle de vôo comanda as transições entre a fase de decolagem e sobrevoo e de voo avançado e vice versa, antes da aterrissagem. O Panther decola e pousa automaticamente com um simples click do console de operação, eliminado assim a necessidade de um piloto externo.
 
Itzhak Nissan, presidente e CEO da IAI, afirmou: “as capacidades de inteligência, vigilância e reconhecimento (ISR) do Panther, assim como seu uso efetivo da dinâmica de mudança de vôo, constituem um patrimônio único e incalculável no campo de batalha tático para as Forças de Defesa de Israel e para clientes do exterior. Consideramos a tecnologia utilizada neste sistema realmente revolucionária.”
 
Com seus 3 motores elétricos ultrassilenciosos, o Panther, que pesa cerca de 65 kg, pode voar por cerca de 6 horas a altitudes de até 10 mil pés, com um raio de operação superior a 60 km. O VANT Panther carrega o Mini-POP (Plug-in Optronic Payload) da IAI, uma câmera fixa noite/dia com um buscador, identificador ou designador a laser.
 
Outro membro da família Panther de rotor inclinável é o Mini Panther, que pesa até 12 kg, tem autonomia de vôo de cerca de 2 horas e carrega um Micro-POP da IAI.
 
A estação de controle do Panther, transportada em um veículo de médio porte, pode alojar até três aeronaves, assim como o data link de solo, peças de reposição e equipamento de apoio, o que permite às tropas uma operação autônoma no campo, em nível tático. Dois operadores controlam a missão utilizando dois consoles idênticos totalmente redundantes.
 
O sistema portátil Mini Panther inclui dois aviões e uma unidade de controle e comando, e pode ser carregado em mochilas por dois soldados.
 
Ambas as plataformas, projetadas para serem totalmente automáticas, podem ser controladas por um operador, enquanto a estação de controle e comando necessita de dois operadores para controlar a estação e supervisionar a missão.

Fonte -  IAI



Outras coberturas especiais


Fundação EZUTE

Fundação EZUTE

Última atualização 18 DEZ, 21:46

MAIS LIDAS

LAAD 2011