COBERTURA ESPECIAL - KC-390 - Aviação

21 de Março, 2018 - 09:30 ( Brasília )

EMAER recebe autoridades da República Tcheca para tratar de Defesa Aérea

Audiência tratou do acordo entre os Governos em matéria de Defesa

Ten Cristiane dos Santos, Tenente Emília e Tenente-Coronel Pedra


O Chefe do Estado-Maior da Aeronáutica (EMAER), Tenente-Brigadeiro do Ar Raul Botelho, representando o Comandante da Aeronáutica, recebeu, nesta segunda-feira (19), em Brasília (DF), o Chefe do Estado-Maior Conjunto da República Tcheca, General de Exército Josef Becvar, e do Vice-Comandante da Força Aérea do país, General de Brigada Petr Hronek.

Esta é a primeira visita do General de Exército após a publicação do Decreto 9.095/2017, que promulga o Acordo entre o Governo da República Federativa do Brasil e o Governo da República Tcheca sobre cooperação na área de Defesa. De acordo com o visitante, o encontro ratifica a cooperação entre os dois países. “Este é o primeiro passo para o início das trocas de experiências e conhecimentos na área de Defesa e cooperação entre o Brasil e a República Tcheca”, afirma.

O Chefe do EMAER ressalta características levadas em consideração para assinatura do Acordo. “É muito importante o aspecto operacional, haja vista a República Tcheca operar uma aeronave que o Brasil também vai voar a partir de 2022, que é o Gripen. Além disso, eles fazem parte do conjunto europeu, diferentemente do Brasil, que está inserido no contexto da América do Sul. Este intercâmbio promoverá experiências vantajosas para ambos os lados”, acredita.

Outro benefício do acordo bilateral é o fato da República Tcheca possuir um Centro Tático de Simulação e Treinamento, onde militares brasileiros poderão treinar técnicas complexas de serem realizadas em um voo real.

Ainda, como consequência deste incremento na cooperação bilateral, um oficial da FAB deverá ocupar o cargo de Adido de Defesa e de Aeronáutica na República Tcheca em um futuro próximo.

Audiência tratou sobre acordo bilateral entre países

Cooperação - O Brasil desenvolve parcerias estratégicas com nações de todos os continentes, em diferentes áreas de atuação da Defesa. As atividades abrangem desde o intercâmbio em escolas militares até discussões sobre segurança internacional, permeando um amplo leque de temas de interesse.

Fotos: Sargento Bruno Batista

 


VEJA MAIS



Outras coberturas especiais


Guerra Hibrida Brasil

Guerra Hibrida Brasil

Última atualização 19 AGO, 21:35

MAIS LIDAS

KC-390