Testes de Homologação do KC-390 – Centro de Instrução Pára-quedista General Penha Brasil

O Centro de Instrução Pára-quedista General Penha Brasil (Cl Pqdt) participou dos testes de homologação da capacidade de lançamento aeroterrestre da nova aeronave militar, KC-390, durante a fase do congelamento aerodinâmico.

O KC-390 trata-se de um projeto de fabricação nacional, desenvolvido pela Embraer, que substituirá as antigas aeronaves americanas C-130, Hércules.

Entre os dias 13 a 29 de junho uma equipe do Cl Pqdt participou de lançamentos de carga e pessoal na cidade de Campo Grande (MS), durante o qual todas as missões planejadas foram executadas com êxito, dentre elas, o lançamento de cargas pelas portas laterais e pela rampa, o lançamento semiautomático de pessoal pelas portas laterais e o lançamento livre de pessoal pelas portas laterais e pela rampa.

A linha de produção em série do cargueiro deve iniciar no próximo ano¹

Iniciada efetivamente em outubro de 2015, a campanha de testes em voo envolve mais de 1.110 profissionais responsáveis por avaliar a performance, desempenho e a robustez do maior avião já produzido no Brasil. A cada voo, o cargueiro é avaliado em vários tipos de situação, com novas altitudes, velocidades e configurações. Os testes deverão durar dois anos e o objetivo é obter a certificação da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) e do Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI), organização militar do Comando da Aeronáutica. Após ser certificado, o KC-390 poderá ser utilizado em missões reais.

Para que a aeronave seja aprimorada na fase de testes, 23 câmeras foram instaladas no interior e na fuselagem do protótipo do KC-390. Todas as imagens e demais dados colhidos são encaminhados para a estação de telemetria, um monitoramento remoto que possui softwares de alta tecnologia para a análise dessas informações e ajustes necessários.

Durante essa fase, a tripulação embarcada é composta por pilotos de prova e engenheiros de ensaio em voo com larga experiência em aeronaves civis e militares, como Marcos Salgado de Oliveira Lima, ex-piloto de caça da FAB e que está há dezenove anos na Embraer. Segundo ele, KC-390 é o protótipo com maior disponibilidade na história da fabricante.

¹Com Agência Força Aérea / FAB

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