COBERTURA ESPECIAL - KC-390 - Aviação

05 de Abril, 2016 - 11:30 ( Brasília )

KC-390 – Dilma pedala R$ 1,4Bi, quase inviabiliza, e fatura como agenda positiva

Direção da EMBRAER e Comando da FAB levam o KC-390 para conseguir “despedalar” a verba de R$1,4 Bi


Nelson Düring
Editor-chefe DefesaNet

 

O Programa do Cargueiro Multimissão KC-390 em desenvolvimento pela EMBRAER Defesa & Segurança e o Comando da Aeronáutica é um dos Projetos Estratégicos de Defesa do Brasil.

Na tarde de 04ABR2016 a aeronave KC-390  pousou na Base Aérea de Brasília DF. O Programa KC-390 passa por turbulência grave pelas sucessivas pedaladas, travestidas de contigenciamento orçamentário. A ida do Cargueiro Multimissão KC-390 01 a Brasília DF atende a dois objetivos básicos:


1 – Uma agenda positiva para o atual momento do Governo Dilma Rousseff. Mostrar fatos e realizações positivas, mesmo que o próprio governo atrapalhe ou prejudique de forma significativa estes, e,

2 – Para que a contratista principal, a EMBRAER Defesa & Segurança  e Comando da Aeronáutica consigam “despedalar” o valor de R$1,4 e tentar regularizar os pagamentos deste ano, que o governo tem contingenciado no repasse de verbas para o desenvolvimento do Programa do Cargueiro Multimissão KC-390.


Parece hilário que a Administração da Presidente Dilma Rousseff traga a Brasília, para agenda positiva a mais bem acabada realização do conjunto de “pedaladas”.

A aeronave só está em Brasília DF para esta demonstração, pois a Administração da EMBRAER através do CEO Frederico Curado e o VP da EMBRAER Defesa & Segurança, Jackson Schneider, resolveram que a empresa bancaria com recursos próprios o desenvolvimento, o que ocorre desde meados de 2015.

E também em um esforço conjunto dos parceiros de risco no projeto, tanto Brasil como exterior que aportam recursos sem a devida contrapartida financeiro do governo.
 
Procura desta maneira mostrar viabilidade e como DefesNet anunciou com exclusividade o anúncio do próprio VP Jackson Schneider, o plano de levar o KC-390 a Exposição Internacional de Farnborough, em Julho, na Inglaterra.
  
Após ter um atraso de 18 meses no cronograma de desenvolvimento, pelos contingenciamentos orçamentários   “pedaladas cíclicas”, o que quase inviabilizou o projeto. Atraso que EMBRAER tenta recuperar e ao menos não alongar este que  será irrecuperável em ocupar as janelas de oportunidade no mercado internacional.
 
O VP Jackson Schneider, da EMBRAER Defesa & Segurança, tenta a jogada ao dar uma escada para o governo, conseguir recuperar parte dos atrasos tanto no Programa KC-390 como nos demais em atraso. Em contato com a EMBRAER a empresa não quis indicar o valor da dívida total do Ministério da Defesa para com a empresa.

O Comando da Aeronáutica realizou alguns pagamentos no fim de 2015 porém a desvalorização cambial, levou o patamar de pedalada ser estável há um ano cravado no R$1,4 Bi.

Uma outra agenda é a do Ministério da Defesa com a administração do ministro Aldo Rebelo, em tentar desesperadamente mostrar algo de sua pasta.


Vídeo

Assista belo vídeo com imagens de testes do carguiro Multimissão KC-390 no DNTV Link

  
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Autoridades na Foto a partir da Esquerda - Dois pilotos de Testes da EMBRAER, Paulo Gastão, Diretor do Programa, KC-390, Brigadeiro Rossato, Comandante da Aeronáutica, Ministro da Defesa Aldo Rebelo, Presidente Dilma Rousseff, Piloto de Testes Cel Jordão, Jackson Schneider CEO da EMBRAER Defesa & Segurança, Nelson Salgado VP Corporativo, EMBRAER, e Perpétua Almeida, SEPROD - MD. Foto - Agência Brasil



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