K-9 – Batalhão Guararapes debate emprego de cães de guerra

O Batalhão de Infantaria da Aeronáutica Especial de Recife (BINFAE-RF) realizou, de 06 a 08 de outubro, o "I Simpósio sobre o emprego do cão militar no Comando da Aeronáutica".

O evento reuniu cerca de 30 profissionais especializados nas áreas de medicina veterinária, operações com cães e treinamentos das diversas raças de cães utilizadas na Força Aérea Brasileira (FAB).

Também participaram órgãos públicos sediados em Pernambuco, como Polícia Federal, Exército Brasileiro, Polícia Rodoviária Federal, Guarda Municipal do Recife e Canil Colosco.Entre os assuntos abordados podem ser destacados: perigo aviário, cão de busca e salvamento, nutrição canina e reprodução, protocolo profilático e concentração físico-química de cães vadios, displasia coxo-femoral, manual de treinamento e emprego de cães de guerra.

“Além de apresentar o trabalho realizado pelos pelotões de cães de guerra da FAB, o simpósio estabeleceu os primeiros parâmetros que irão balizar e regulamentar a atividade operacional desses pelotões.

Serviu também para conhecermos todos os nossos companheiros de profissão, o que propiciou e facilitou a troca de informações direcionadas ao progresso geral dos canis como, por exemplo, os aspectos reprodutivos e as trocas de material genético”, ressaltou o Tenente Médico Veterinário Paulo André Lima Borges.

O cão tem sido utilizado em diversas áreas dentro da FAB, como em varreduras à procura de bombas, drogas e em ações de busca e salvamento, além do controle de aves nos aeroportos. De acordo com o Comandante do BINFAE-RF, Major Valdivino José do Carmo Junior, o simpósio alcançou o objetivo de fomentar a discussão doutrinária sobre essa vertente da ação de polícia. “Isso gerará a melhoria significativa do trabalho operacional entregue pelos Pelotões de Cães de Guerra à Força Aérea Brasileira”, afirmou.

BINFAE-RF – O Batalhão Guararapes, como também é conhecido, tem o objetivo de garantir a segurança das Organizações Militares da FAB e vilas militares da Guarnição de Aeronáutica de Recife (GUARNAER-RF), além de autoridades que passam pela área de jurisdição do Segundo Comando Aéreo Regional (II COMAR). A unidade operacional completou dez anos de ativação no dia 11 de outubro.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter