COBERTURA ESPECIAL - KC-390 - Aviação

04 de Fevereiro, 2016 - 09:10 ( Brasília )

Embraer realiza voos teste com o KC-390

Aeronave é a maior produzida no Brasil; protótipo está em fase de teste. Voo chamou atenção de moradores da cidade; jato aterrissou no aeroporto.

O KC-390, nova aeronave da linha de defesa da Embraer, foi visto no céu de São José dos Campos na tarde de terça-feira, dia 02, em mais um voo de testes. O jato militar está em desenvolvimento por meio de um projeto conjunto que reúne a Embraer e o Comando da Aeronáutica. Em maio de 2014, a Força Aérea Brasileira (FAB) assinou pedido para a compra de 28 aeronaves.

O avião cargueiro é o maior fabricado no Brasil, com menor custo operacional e flexibilidade para executar várias missões como transporte e lançamento de cargas e tropas, reabastecimento aéreo, busca e resgate e combate a incêndios florestais. Foi apresentado pela primeira vez em outubro de 2014 e realizou seu primeiro voo em 3 de fevereiro do ano passado.

Voltado para o transporte militar tático, o KC-390 chama a atenção por sua envergadura. Para a Embraer, o projeto significa um avanço significativo em termos de tecnologia e inovação para a indústria aeronáutica brasileira.

De acordo com a EMBRAER, os voos de teste do protótipo têm acontecido desde outubro do ano passado. A aeronave tem mais de 100 horas de voo e os ensaios estão previstos para durar entre 18 e 24 meses. Essa é a maior aeronave produzida no Brasil, segundo a empresa.

Para iniciar a produção do modelo em série, a Embraer espera receber a certificação do jato KC-390 até o final de 2017. As primeiras entregas da aeronave estão previstas para o primeiro semestre de 2018.

O voo sobre a cidade nesta terça passada despertou a curiosidade de trabalhadores da Embraer e moradores de São José.

Esposa de um funcionário da empresa, Shenia de Paiva Souza, soube do voo do cargueiro e foi até uma passarela da Via Dutra, próxima ao aeroporto, para assistir com o filho o pouco do avião.

"Era mais ou menos 12h quando avistamos o KC, ele é enorme e fazia um barulho que chamava atenção. Vimos o avião dar duas voltas antes de aterrissar", disse ao G1.

KC-390

O avião cargueiro é capaz de transportar até 26 toneladas a uma velocidade de 470 nós (870 km/h), com capacidade de operar em pistas austeras, inclusive não pavimentadas, ou danificadas. Sua fuselagem acomoda cargas de grandes dimensões, com acesso por meio da rampa. A aeronave pode ser reabastecida em voo.

Diferentes tipos de cargas podem ser transportados pelo KC-390, como pallets, veículos, helicópteros, tropas de até 80 soldados equipados, até 66 paraquedistas, macas para evacuação aeromédica, sendo até 74 macas padrão Otan ou configurações mistas.

Encomenda

A Embraer e o Comando da Aeronáutica assinaram o contrato para a produção seriada de 28 aeronaves modelo KC-390. Além da encomenda da Força Aérea Brasileira, existem intenções de compra outros países totalizando 32 aeronaves.

com G1 e
Portal Agora Vale