COBERTURA ESPECIAL - KC-390 - Aviação

11 de Abril, 2014 - 13:20 ( Brasília )

KC-390 Programa Avança e o 1º Voo em 2014




A EMBRAER Defesa e Segurança aproveitou a  XVIII Feria Internacional del Aire y del Espacio” ( FIDAE 2014), 25 a 30 Mar 14 para apresentar sua estrutura  e empresas coligadas.  Também a estreia publica de Jackson Schneider, como presidente da EMBRAER Defesa e Segurança (EDS).

Programou  duas entrevistas coletivas, e as realizou, o que não ocorreu em edições anteriores da FIDAE.. A principal foi  uma atualização sobre o Programa KC-390. Foi a primeira desde a entrevista coletiva, que ocorreu na LAAD 2013, em abril daquele, quase um ano antes. Já que, em Le Bourget 2013, não houve uma apresentação sobre o Programa KC-390

Jackson Schneider , que junto com o VP do Programa KC 390 Paulo Gastão recepcionaram a imprensa internacional. Conduziu as atividades o Assessor de Imprensa da EDS, o jornalista Valtécio Alencar..

Paulo Gastão foi incisivo e claro,  ao apresentar o cronograma do Projeto KC-390, que mostra, com satisfação, está sendo cumprido.

Para representar o avanço da construção do protótipo para ter o voo inaugural no quarto trimestre deste ano, foram apresentados slides de peças estruturais usinadas, algumas com 12 a 16 metros. As peças usinadas estão sendo produzidas na OGMA, em Portugal.

E a construção das instalações onde serão montados os KC-390, em Gavião Peixoto (GPX).



Instalações construídas em Gavião Peixoto. Notar o elevado
pé-direito (altura) das instalações. Foto - FAB


Um plano de negócios com a perspectiva de mercado por regiões foi apresentado pela primeira vez.

Esta oportunidade perguntado se a decisão do Programa F-X2, tinha afetado os dois acordos que a EDS e a Boeing formalizaram referente ao KC-390:

1 – Acordo de cooperação comercial, e,
2 – Cooperação Técnica .

Jackson Schneider foi enfático em afirmar, que a parceria firmada coma Boeing é para um período de 40 anos e não serão decisões outras, que afetarão este relacionamento. Ao que  o editor de DefesaNet complementou que séria “eterno durante este período”.

Atualmente a EDS e a FAB, através da COPAC, estão negociando o contrato de aquisição das 28 aeronaves KC-390, que deverá ser assinado ainda no primeiro semestre deste ano.

A falta sentida ao evento foi a do Comandante e demais autoridades da FAB.



A primeira aparição pública de Jackson Schneider, como presidente da EMBRAER defesa e Segurança ao lado de Paulo Gastão, VP do Programa KC-390. Foto DefesaNet