16 de Maio, 2017 - 15:30 ( Brasília )

Inteligência

Ministério Público/RS - Realizou curso Fundamentos da Atividade de Inteligência, Criminologia Empírica e Teoria dos Jogos



Fonte CEAF/RS


O Ministério Público/RS e a Associação Brasileira de Estudos de Inteligência e Contrainteligência (ABEIC) realizaram, nos dias 11 e 12 MAIO 2017, na sede do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF), Porto Alegre(RS), o curso Ministério Público e a Investigação Criminal: Fundamentos da Atividade de Inteligência, Criminologia Empírica e Teoria dos Jogos.

A atividade foi proposta pelo diretor do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF), promotor de Justiça Luciano de Faria Brasil, e pelo presidente da ABEIC, procurador de Justiça Fábio Costa Pereira, que, além de estarem engajados na organização do curso, também assumiram as funções de coordenadores de painel e painelista.

O doutor e mestre em Administração pelo PPGA/EA/UFRGS, professor Luiz Marcelo Berger, conduziu dois painéis: no primeiro, falou sobre aprendizagens da operação Lava Jato no combate às organizações criminosas; no segundo, trouxe conceitos fundamentais e aspectos relevantes sobre Criminologia Empírica e Teoria dos Jogos.



O promotor de Justiça/RS José Eduardo Coelho Corsini (D) e o procurador/RS Fábio Costa Pereira. Foto - CEAF/RS

O promotor de Justiça José Eduardo Coelho Corsini e o procurador Fábio Costa Pereira conduziram uma atividade sobre Introdução à Inteligência de Segurança Pública.



A mesa redonda intitulada A Efetividade da Atuação do MP na Área Penal (Credible Threat). Foto - CEAF/RS

Por fim, foi realizada uma mesa redonda intitulada A Efetividade da Atuação do MP na Área Penal (Credible Threat), em que participaram os promotores de Justiça Manoel Figueiredo Antunes, Rafael Stramar de Freitas Santos, Andréa de Almeida Machado.

Além de membros e servidores do Ministério Público, estiveram presentes representantes da Procuradoria-Geral do Estado/RS, da Receita Estadual/RS, do Tribunal de Justiça Militar/RS, da Secretaria Municipal de Segurança de Caxias do Sul, da Polícia Militar de São Paulo e do portal DefesaNet.