COBERTURA ESPECIAL - Israel - Terrestre

25 de Outubro, 2018 - 10:10 ( Brasília )

Israel Aerospace Industries completa desenvolvimento de sistema autônomo de detecção e neutralização de IED

Sistema será submetido a provas operacionais para teste e avaliação

A Israel Aerospace Industries finalizou o desenvolvimento de um sistema autônomo de detecção de dispositivo explosivo improvisado (IED). Instalado em uma plataforma robótica construída pela IAI, o sistema é um sentinela robótico que integra uma combinação de vários sensores para detecção de dispositivos explosivos improvisado.

Ele detecta esses dispositivos ocultos em áreas complexas, engaja-se e os remove conforme a necessidade, utilizando-se de uma lâmina instalada no veículo.

A operação do sistema, manobra e detecção são realizadas autonomamente sem risco à vida humana. O sistema será submetido a teste e avaliação. O sistema é parte da linha SAHAR, que inclui plataformas com dispositivos de detecção e recursos para liberação de rota.

Cada sistema é adaptado às necessidades do cliente e inclui uma plataforma robótica, sistema de controle e cargas de detecção relevantes. O sistema baseia-se no kit robótico da IAI, permitindo a execução de missões de forma mais eficiente e com a operação segura do sistema sem risco à vida humana.

O sistema pode operar em qualquer tipo de terreno e dispõe de um sistema de precisão e operação que gera imagens da arena de combate em tempo real.

Ele combina cargas para vários tipos de detecção de dispositivos explosivos na superfície e sob ela, além de recursos de engenharia para neutralizá-los.

Meir Shabtai, gerente geral da Divisão de Sistemas Robóticos, declarou: “A finalização do desenvolvimento do sistema autônomo de detecção de IEDs da linha SAHAR e sua entrega para testes operacionais é mais um salto quântico no segmento de veículos não tripulados. A Israel Aerospace Industries vem operando intensivamente e adaptando seus produtos para os futuros requisitos do campo de batalha. O sistema SAHAR integra e utiliza tecnologias avançadas para recursos de sensores de detecção e navegação autônoma. O sistema proporciona uma solução eficaz ponta a ponta para liberação de rotas sob ameaça, cujas operações realizadas anteriormente por tropas implicavam alto risco para os soldados”.

A IAI Ltd. é a maior empresa aeroespacial e de defesa de Israel, líder em tecnologia e inovação reconhecida mundialmente, especializada no desenvolvimento e manufatura de sistemas de ponta para ar, espaço, mar e terra, além de segurança doméstica e cibernética.

Desde 1953, a empresa vem fornecendo soluções de tecnologia avançada para governos e usuários comerciais no mundo inteiro, incluindo: satélites, mísseis, sistemas de armamento e munições, sistemas robóticos e não tripulados, radares, C4ISR e outros. A IAI também desenvolve e produz jatos empresariais e aeroestruturas, presta serviços de revisão e manutenção de aeronaves comerciais, e adapta aeronaves de passageiros para configurações de reabastecimento e carga.


VEJA MAIS