Empresários brasileiros participam de imersão em Israel

Entre os dias 02 e 07 de setembro, CEOs, autoridades e gestores estarão em Israel, um pequeno país, com território menor do que o estado de Sergipe, que é destaque mundial em tecnologia e inovação de ponta na atualidade.

Dono de um PIB superior a US$ 400 bilhões, Israel é um dos melhores exemplos da capacidade que a inovação tem de impulsionar uma economia. A 9ª Imersão a Ecossistemas de Inovação contará com a presença do diretor de Planejamento e Gestão da EMBRAPII (Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial) que, além de conhecer a indústria local irá negociar uma parceria entre a EMBRAPII e o Governo de Israel.

Israel é o país com maior concentração de empregados em P&D – 140 a cada 10 mil habitantes – e também o com maior concentração de empregados em alta tecnologia – 1 a cada 10 trabalhadores atua com tecnologia de ponta. Também respondem pelo maior índice per capita de startups do mundo: uma a cada 400 pessoas.

A cidade de Tel Aviv é considerada o segundo principal hub de startups do mundo. Só em 2017, novos negócios de base tecnológica fundados lá foram vendidos por US$ 23 bilhões. Atualmente o país conta com 350 centros de pesquisa e desenvolvimento de multinacionais.

No programa da Imersão, estão previstas visitas a empresas e centros de pesquisas nas cidades de Tel Aviv, Haifa e Jerusalém, entre elas, startups de alcance mundial e empresas criadas para investimentos.  

A intenção dos encontros é aproximar a indústria brasileira às tecnologias mais avançadas no mundo, além de favorecer a geração de novos negócios, bem como a conexão de cadeias produtivas, promovendo a cooperação entre empresas instituições dos dois países.

A imersão também prevê a ida ao DLD Tel Aviv Innovation, um festival internacional sobre inovação, mídia digital, ciência e cultura, que reúne empresários, pesquisadores, mídia e investidores de todo o mundo.

A imersão é uma iniciativa do Instituto Euvaldo Lodi (IEL) com apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (EMBRAPII).

A EMBRAPII, organização vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações, atua por meio da cooperação com instituições de pesquisa científica e tecnológica, públicas ou privadas, tendo como foco as demandas empresariais e como alvo o compartilhamento de risco na fase pré-competitiva da inovação. Atualmente há 42 unidades credenciadas pelo país.

O financiamento da instituição obedece a seguinte regra geral: a EMBRAPII pode investir até 1/3 das despesas das Unidades com projetos de PD&I (recursos não-reembolsáveis), enquanto o restante é dividido entre a empresa parceira e a Unidade. Ao compartilhar riscos de projetos com as entidades (por meio da divisão dos custos do projeto), estimula-se o setor industrial a inovar mais e com maior intensidade tecnológica para, assim, potencializar a força competitiva das empresas no mercado interno e internacional.

MOOVIT – A startup criada em 2012 mudou a forma como o usuário de transporte público utiliza o serviço, com a criação de um sistema de integração dados estáticos de transporte público de operadores de trânsito com os de tempo real coletados de usuários via crowdsourcing. O Moovit é utilizado por 120 milhões de pessoas por todo o mundo, está disponível em 44 línguas e em mais de 2 mil cidades de 80 países diferentes.

Intel  – A empresa emprega cerca de 10.000 pessoas e cerca de 60% dos funcionários estão envolvidos em pesquisa e desenvolvimento de ponta. A Intel tem quatro centros de desenvolvimento no país e é líder da indústria local de eletrônica e informação, um dos pilares da indústria de alta tecnologia de Israel.

SOSA – Fundada em 2013 por 25 grandes investidores israelenses e empreendedores de alta tecnologia, a SOSA é uma plataforma de inovação aberta que preenche a lacuna entre a oferta e a demanda de inovação corporativa. A SOSA serve como um ponto de encontro para todo o ecossistema de inovação, reunindo startups, empreendedores, corporações e investidores – todos sob o mesmo teto. A rede global exclusiva da SOSA expandiu-se rapidamente e agora tem acesso a mais de 8.500 startups e 150 corporações e investidores multinacionais.

Afterdox- É um grupo de investimento de anjos composto por atuais e antigos executivos de software e TI. O grupo investe em empresas israelenses em estágio inicial para ajudá-los a crescer, prosperar e alcançar resultados de negócios. Suas principais áreas de interesse são Internet, Telecomunicações, Publicidade e Mídia, Segurança e TI.

Solomoto – A empresa criou uma plataforma online para pequenas e médias empresas, oferecendo ferramentas úteis com completa gestão das atividades na web, mídias sociais e dispositivos móveis. A ideia é que eles possam competir com grandes empresas e prosperar seu negócio. Possui escritórios na América Latina, Estados Unidos, Europa Oriental e Israel.

Rafael – Antiga Autoridade de Desenvolvimento de Armamentos do Ministério da Defesa Israelense, a Rafael Advanced projeta, desenvolve e fabrica sistemas de defesa avançados para as Forças de Defesa de Israel bem como para clientes estrangeiros.

A empresa, através de suas subsidiárias, identifica e desenvolve tecnologias comerciais baseadas em tecnologias de defesa de alta tecnologia; e desenvolve e produz sistemas de controle de movimento eletro-ópticos e de precisão para aplicações militares, para-militares e de segurança nacional.

DLD Tel Aviv Innovation Festival – Prestigiado festival internacional sobre inovação, mídia digital, ciência e cultura, que reúne empresários, pesquisadores, mídia e investidores. A conferência tem como objetivo lançar as bases para futuras inovações e desenvolvimentos tecnológicos, oferecendo aos profissionais e executivos seniores da indústria global de alta tecnologia uma plataforma para troca de ideias e networking.

Haverá palestrantes conferências realizadas por empresas multinacionais, bem como empresas israelenses e outras organizações. Dentre as empresas que têm participado do Festival em anos anteriores estão: IBM, Google, Microsoft, PWC, Facebook, Yahoo, Bank Leumi, The Israeli Game Developers Association – GameIS e GarageGeeks.

Jerusalem Venture Partners (JVP) – Empresa internacional especializado em investimentos em empresas iniciantes, com foco em Mídia Digital, Software Empresarial, Semicondutores, Armazenamento e Segurança Cibernética. A empresa liderou algumas das saídas mais bem-sucedidas da história de Israel, incluindo o IPO da empresa de software de inteligência empresarial (BI) QlikTech, avaliado em mais de US $ 2,5 bilhões, e a venda da Chromatis Networks à Lucent Technologies por US $ 4,8 bilhões.

OurCrowd – Plataforma de crowdfunding de capital para investidores voltada para financiamento de capital de risco para startups em estágio inicial. Com sede em Jerusalém, também possui escritórios emSan Diego, Nova York, Toronto, Londres, Sydney, Madri, Hong Kong e Cingapura. Em maio de 2018, a OurCrowd tinha alcançado mais de US $ 1 bilhão em fundos administrados.

United Hatzalah é um serviço médico de emergência voluntário com sede em Jerusalém com mais de 2.500 técnicos de emergências médicas, paramédicos e médicos dispersos por todo o país. O serviço utiliza uma avançada tecnologia baseada no sistema de telefonia GPS para identificar os voluntários mais próximos e mais qualificados do local de uma emergência e as rotas mais rápidas.

IAI – Líder mundial nos mercados de defesa e comercial, fornecendo tecnologias e sistemas de última geração em todos os domínios: aéreo, espacial, terrestre, marítimo, cibernético, segurança interna. A IAI emprega seus avançados e comprovados recursos de engenharia, fabricação e testes para desenvolver, produzir e suportar sistemas completos – desde componentes, sensores e subsistemas até sistemas de sistemas totalmente integrados e em larga escala.

Mobileye – Empresa da Intel, foi lançada em 1999 com a crença de que a tecnologia de segurança da visão tornará nossas estradas mais seguras, reduzirá o congestionamento do tráfego e salvará vidas. Com uma equipe de ponta de mais de 450 engenheiros, a  Mobileye é o principal fornecedor de software que permite sistemas ADAS (Advanced Driver Assist Systems), com mais de 25 parceiros, incluindo alguns dos maiores do mundo. Possui uma parceria para desenvolver veículos totalmente autônomos prontos para produção com a BMW e a Intel, com o lançamento da produção planejado para 2021, e outra parceria com o fornecedor Tier-1 Delphi para uma O sistema “chave na mão” será produzido a partir de 2019 com os OEMs do cliente.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter