Aero Vodochody e IAI apresentam a aeronave multitarefa F/A-259 Striker aircraft para futuras missões de combate

A Aero Vodochody, maior fabricante tcheca de aviões, e a Israel Aerospace Industries (IAI), líder mundial em tecnologia de sistemas de defesa, apresentam um caça de ataque econômico e de comprovado desempenho.

O F/A-259 Striker é uma aeronave multitarefa para suporte próximo no ar, operações contra rebeliões e patrulha de fronteira com recursos de interceptação.

O F/A-259 Striker combina a robustez e eficiência de seu bem-sucedido predecessor, o L-159 Alca, com os mais recentes recursos de aviônicos e tecnologia de sistemas de aeronave.

Contando com o mesmo motor “melhor de sua classe” Honeywell F124 e valendo-se das vantagens da asa molhada, o F/A-259 Striker oferece desempenho superior, grande manobrabilidade e alto alcance.

Giuseppe Giordo, presidente e CEO da Aero, destacou: “Hoje as forças aéreas nacionais buscam uma solução para desempenhar grande variedade de missões de forma econômica, ao mesmo tempo em que mantêm alto grau de sobrevivência para a aeronave e sua tripulação. A Aero e a IAI apresentam o caça multitarefa F/A-259 Striker com uma vasta gama de recursos de combate que atendem às necessidades das forças aéreas ao redor do globo, proporcionando alto desempenho a baixo custo de aquisição, operação e manutenção”.

Giuseppe Giordo ainda acrescentou: “Não existem muitos aviões no mercado com esses recursos porque este é um requisito recente”.

Benjamin Cohen, gerente geral da Divisão Lahav da Israel Aerospace Industries, declarou: “Nossa colaboração com a Aero Vodochody oferece o impressionante e comprovado desempenho do F/A-259 na Força Aérea americana, com novos e inovadores sistemas IAI, para proporcionar aos clientes uma aeronave que atende aos seus requisitos para observação/ataque com número de identificação indeterminado (OA-X)”.

O F/A-259 pode operar em pistas sem pavimentação e possui sete pontos duros para qualquer combinação de combustível, armas ou equipamento de missão, permitindo a integração de armas inteligentes e recursos para armamento disparado a uma distância segura.

Como upgrade adicional, o F/A-259 pode incluir o radar e a tela embutida no capacete. Outro upgrade adicional é o reabastecimento ar-ar que aumenta a autonomia de voo da aeronave.

Os aviônicos avançados de quarta geração para o F/A-259 Striker têm arquitetura aberta, o que possibilita futuras atualizações com base nos requisitos do cliente e o uso de dados em tempo real em apoio a um recurso de alta consciência situacional. A avançada cabine digital é equipada com duas grandes telas multifuncionais, sistema eletrônico de instrumentos de voo, além de outros recursos.

Na foto (da esquerda para a direita): Benjamin Cohen, gerente geral da Divisão Lahav da Israel Aerospace Industries; Giuseppe Giordo, presidente e CEO da Aero; Jeff Scott, diretor de Desenvolvimento de Negócios USMC (Ret.), Draken International. (Crédito: Israel Aerospace Industries)

A AERO Vodochody AEROSPACE a.s. é especializada no projeto e fabricação de aviões militares e civis. É a maior fabricante de aeronaves da República Tcheca e uma das mais antigas empresas aeroespaciais do mundo. Com uma imensa frota de aviões L-39 ainda operantes e o novíssimo L-39NG, a Aero mantém sua forte posição de líder no mercado militar de caças leves.

Além disso, a Aero tem sido uma parceira firme de várias forças aéreas do mundo no segmento de treinamento de pilotos militares. No segmento da aviação civil, a empresa faz parceria com os maiores fabricantes do mundo em projetos variados e até mesmo programas com partilhamento de riscos, responsabilizando-se não só pela produção de estruturas mas também por seu desenvolvimento.

A IAI é líder mundial tanto no mercado de defesa como no mercado comercial, oferecendo tecnologias e sistemas de ponta em todas as áreas: ar, espaço, terra, mar, cibernética, segurança nacional e IVR (inteligência, vigilância e reconhecimento).

Com mais de 60 anos de experiência desenvolvendo e fornecendo avançados sistemas inovadores para clientes no mundo inteiro, a IAI personaliza soluções otimizadas para fazer frente aos desafios únicos de cada cliente. A empresa emprega sua comprovada capacidade de engenharia, manufatura e testes para desenvolver, produzir e dar suporte a sistemas completos — dos componentes, sensores e subsistemas até sistemas de sistemas de larga escala plenamente integrados.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter