Vice-Presidente da República Hamilton Mourão visita a Helibras

A Helibras recebeu hoje a visita do Vice-Presidente da República, Hamilton Mourão, em sua fábrica, em Itajubá-MG. Ele teve a oportunidade de conhecer a estrutura da única fabricante de helicópteros da América Latina.

Estabelecida no país há 41 anos, a Helibras é estratégica para fabricação de helicópteros civis e militares e para a transferência de tecnologia de ponta.

Foram visitadas diversas áreas da empresa como os laboratórios de integrações de sistemas, cablagem, oficina de conjuntos dinâmicos e a oficina de pás, além das linhas de produção dos helicópteros H125 e H225M e de modernização dos helicópteros dos modelos Pantera e Fennec do Exército Brasileiro.

O Vice-Presidente também conheceu em detalhes a versão H225M operacional naval, a ser entregue em breve para a Marinha do Brasil. A versão é a mais complexa do helicóptero H225 já desenvolvida no mundo.

Esta versão desenvolvida e fabricada pela Helibras será multimissão, capaz de realizar comando e controle (c?I), guerra eletrônica (EWS) e missão anti-superfície (ASuW) com possibilidade de emprego de misseis Exocet.

Esta será a 36ª aeronave a ser entregue no projeto H-XBR, iniciado em 2008, e que prevê o fornecimento de 50 helicópteros H225M para as Forças Armadas até 2022. “A visita do Vice-Presidente reforça o potencial estratégico da Helibras para a base industrial e tecnológica de defesa e para a autonomia do Brasil no emprego de helicópteros.

 

Queremos continuar a contribuir para o fortalecimento da indústria, com geração de empregos, qualificação de mão de obra e capacitação da cadeia produtiva nacional”, afirma Jean-Luc Alfonsi, presidente da Helibras.

 

A Helibras é a única fabricante brasileira de helicópteros, subsidiária da Airbus, líder mundial nos segmentos aeroespacial e de serviços relacionadas à defesa. Em seus 41 anos de atividades, a Helibras já entregou cerca de 800 helicópteros no país.

É líder do mercado brasileiro com participação de 50% na frota de helicópteros a turbina e mantém instalações em Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Atibaia e Brasília. Sua fábrica, que emprega cerca de 500 profissionais, produz as aeronaves H125 — Esquilo e H225/H225M, além de executar modernizações de aeronaves.

A empresa também customiza diversos modelos que atendem os segmentos civil e militar. Em 2018, a Helibras registrou faturamento total de R$ 567 milhões.

 

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter