H225M ultrapassa marco de 100 mil horas de voo

O H225M, que conta atualmente com 88 aeronaves em uso em seis países diferentes, ultrapassou o marco de 100 mil horas de voo desde a primeira entrega à Força Aérea Francesa em 2006. No mesmo ano, a aeronave foi enviada pela Força Aérea Francesa ao Líbano, onde o H225M – também conhecido como Caracal – foi utilizado na evacuação de cerca de 300 pessoas.

Desde então, o H225M, que pesa 11 toneladas, provou sua confiabilidade e durabilidade em situações de combate e em regiões de conflito, como Afeganistão, Chade, Costa do Marfim, República Central Africana e Mali, além de apoiar as operações lideradas pela OTAN na Líbia.

“Estamos entusiasmados em ver que o H225M alcançou esse marco simbólico com helicópteros voando em diferentes lugares do mundo e em alguns dos piores cenários para operação”, afirma Michel Macia, diretor do programa Super Puma da Airbus Helicópteros.

“Sua aviônica de última geração, seu renomado piloto automático de quatro eixos reconhecido mundialmente, seu excepcional alcance e capacidade de carga, combinados com uma cabine larga criada para transportar 28 passageiros, além de poderosos armamentos ar-terra e ar-superfície e seu sistema eletrônico de conflito permitem que os operadores do H225M realizem as mais complexas missões”, acrescenta.

Com mobilização possível a partir tanto de navios quanto de terra firme, inclusive em condições de formação de gelo, o helicóptero é capaz de atuar em todos os tipos de clima graças à compatibilidade com óculos de visão noturna.

Crédito: Anthony Pecchi

O alcance impressionante de 1.296 km pode ser ampliado por meio de reabastecimento aéreo, permitindo autonomia de até 10 horas, como demonstrado recentemente pela Força Aérea Francesa em condições operacionais. O H225M, membro da família Super Puma, é atualmente utilizado por forças militares da França, Brasil, México, Malásia, Indonésia e Tailândia.

A Força Aérea Real Tailandesa recentemente reafirmou sua confiança na aeronave com um novo pedido de quatro aeronaves que serão utilizadas em missões de combate, busca e resgate e transporte de tropas. Outros clientes recentes do H225M incluem o Kuwait, que assinou contrato para a compra de 30 aeronaves em 2016, e Singapura.

O H225M continua a atrair o interesse de governos do mundo todo por ser uma poderosa aeronave multifuncional e atender todas as suas necessidades operacionais. No Brasil, o modelo é produzido pela Helibras, única fabricante de helicópteros a turbina da América Latina, que também desenvolve equipamentos de missão como os armamentos e guerra eletrônica, entre outros. A empresa já entregou 33 aeronaves às Forças Armadas brasileiras.

H225M caracal em operação pelas Forças Especiais Francesas.

 

ss s

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter