Helibras amplia oficina de Conjuntos Dinâmicos em Itajubá (MG) e aumenta competitividade

A Helibras inaugurou neste ano uma oficina de Conjuntos Dinâmicos em sua fábrica de Itajubá (MG). O espaço agora conta com 860 m² de área produtiva, um grande aumento comparado ao espaço anterior: 490 m².

A área industrial otimizada é exclusiva para atividades de Manutenção, Reparos e Operações (MRO). A mudança coloca a Helibras como forte player no mercado mundial de MRO Conjuntos Dinâmicos e trará ainda mais competitividade ao setor.

O objetivo da nova organização foi reduzir o ciclo dos serviços e custos operacionais, aumentar o desempenho da oficina e também a satisfação do cliente. Para este projeto, a empresa focou na criação de um layout onde o fluxo produtivo fosse ainda mais claro e definido, separando os espaços conforme as fases do processo de trabalho.

Todos os procedimentos relacionados a MRO de Conjuntos Dinâmicos estão agora em um mesmo local, diminuindo em mais de 85% a movimentação de componentes dentro da empresa.

 

“A Airbus tem padronizado todos seus centros de serviços ao redor do mundo para que estejam no mesmo nível de eficiência de processo, visando o reforço da segurança operacional e o aumento de qualidade e satisfação do cliente. Ampliamos nossa capacidade para poder atender ainda mais clientes na América Latina”, afirma Alberto Duek, Vice-Presidente de Operações da Helibras.

Com a padronização, oportunidades de melhoria foram detectadas para alinhamento com as melhores práticas do mercado no mundo. A área implementou processos ainda mais modernos visando também a redução dos impactos ambientais.

Entre as novidades, destaca-se o processo de decapagem mecânica, os equipamentos para limpeza de componentes, nova cabine de pintura e sistema digital para acompanhamento de processo.

A Helibras é a única fabricante brasileira de helicópteros, subsidiária da Airbus, líder mundial nos segmentos aeroespacial e de serviços relacionadas à defesa. Em seus 40 anos de atividades, a Helibras já entregou cerca de 800 helicópteros no país.

É líder do mercado brasileiro com participação de 50% na frota de helicópteros a turbina e mantém instalações em Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Atibaia e Brasília. Sua fábrica, que emprega mais de 500 profissionais, produz as aeronaves H125 – Esquilo e H225/H225M, além de executar modernizações de aeronaves. A empresa também customiza diversos modelos que atendem os segmentos civil e militar. Em 2017, a Helibras registrou faturamento total de R$ 519 milhões.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter