Polícia RS – Esquilo da Polícia Civil do RS completa 1000 horas de voo

Um helicóptero Esquilo da Polícia Civil do Rio Grande do Sul completou, no mês de setembro, 1 mil horas de voo em operações policiais, de defesa civil e missões especiais da instituição, em todo o estado gaúcho.

 
A aeronave, baseada no Aeroporto Internacional Salgado Filho, na capital Porto Alegre, atua em todo o Estado e desempenha diversas funções, desde policiais a ajudas humanitárias e apoio ao Corpo de Bombeiros.  “A grande característica do helicóptero é a sua versatilidade operacional. Sua alta manobrabilidade permite prestar um apoio direto às equipes que atuam em terra para a proteção e observação de toda a operação em curso. A facilidade de pouso em áreas próximas ao evento também é um diferencial” comenta delegado Francisco Soares, diretor da Divisão de Apoio Aéreo da Polícia Civil do RS.
 
O H125 é utilizado em acompanhamento de operações de busca e apreensão, no monitoramento aéreo de assaltos, sequestros e veículos suspeitos, além de missões especiais como segurança em eventos com grande concentração de público, acompanhamento de comboios e verificação de áreas desmatadas. Em verificação ou levantamento de dados, o helicóptero permite uma visão diferente da área que se está buscando, gerando novos planejamentos para uma ação.
 
A aeronave também está homologada para operar com o uso do bambi bucket em apoio, quando solicitado, ao Corpo de Bombeiros para combate a incêndios ou ainda para o transporte de equipes em locais de difícil acesso por terra, busca e resgate de banhistas e resgate em locais restritos com uso do guincho.
 
Para a defesa civil, o Esquilo também contribui no atendimento da população em situações de enchentes, transporte de mantimentos e roupas para as localidades de difícil acesso, remoção de crianças enfermas com a presença de um enfermeiro e de um médico a bordo e demais situações de risco e urgência.
 
Ao completar as 1 mil horas de voo, a aeronave passou por uma inspeção na Helibras, no mesmo mês, para garantir a segurança e desempenho de todas as próximas atividades da PCRS. “É um aparelho de suma importância. Costumamos ter o relato de equipes em terra de que, em operações policiais, o alvo não reage em razão da presença do helicóptero. A aeronave também contribuiu muito em uma ação de entrega de mantimentos, durante uma enchente, para famílias que estavam isoladas e haviam sido localizadas pelo Esquilo”, reforça Soares.

 
Sobre a Helibras
 
A Helibras é a única fabricante brasileira de helicópteros e completou, em 2016, 38 anos de atividades. Desde a sua fundação, em 1978, a empresa já entregou mais de 750 helicópteros no Brasil, sendo 70% do modelo Esquilo, fabricado em Itajubá (MG). Em 2012, começou a produzir o modelo H225M (militar), tendo construído uma nova linha de montagem e ampliado todas as suas instalações para esse novo programa. A Helibras é subsidiária da Airbus Helicopters, que pertence ao Airbus Group, pioneiro mundial nos segmentos aeroespacial e de serviços relacionadas à defesa. Com participação de 50% na frota brasileira de helicópteros a turbina, a Helibras é líder de mercado e mantém instalações em Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília. Sua fábrica, que emprega cerca de 600 profissionais e tem capacidade de produção de 36 aeronaves por ano, produz e customiza diversos modelos que atendem aos segmentos civil, governamental e militar. Em 2015, a empresa registrou faturamento total de R$ 521 milhões. Mais informações: www.helibras.com.br.
 
Sobre a Airbus Helicopters
 
Airbus Helicopters é uma divisão do Airbus Group. A empresa fornece as mais eficientes soluções em helicópteros civis e militares aos seus clientes para servir, proteger, salvar vidas e realizar o transporte seguro de passageiros em ambientes altamente exigentes. Voando mais de 3 milhões de horas por ano, a frota da empresa em serviço inclui cerca de 12.000 helicópteros operados por mais de 3.000 clientes em 154 países. A Airbus Helicopters emprega mais de 22.000 pessoas no mundo e, em 2015, gerou uma receita de 6,8 bilhões de euros. A empresa tem como aspiração passar da maior para a melhor fabricante de helicópteros, tornando-se referência nesse segmento da indústria.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter