COBERTURA ESPECIAL - Guarani - Terrestre

11 de Dezembro, 2017 - 11:45 ( Brasília )

Rússia – Pode Apresentar ao EB proposta para GAZ Tigr 2330



 

Pedro Paulo Rezende
Especial para DefesaNet


Na preparação para o envio de uma Força de Paz para o Líbano o Exército Brasileiro deu continuidade ao Programa da Nova Família de Veículos Blindados,  agora com a versão 4x4, chamada de Programa Viatura Blindada  Multitarefa - Leve de Rodas (VBMT-LR).

A Diretoria de Fabricação do Exército anunciou, em 17 julho de 2015, que as empresas  finalistas no VBMT-LR, foram a AVIBRÁS Divisão Aérea e Naval S.A., com o Tupi e a IVECO Latin America Ltda, com o LMV. Posteriormente foi definido o IVECO Defence LMV como o vencedor.

A série de contingenciamentos no Ministério da Defesa não permitiram que avançasse o programa VBMT-LR, considerado básico para o envio da agora proposta Missão Multidimensional Integrada das Nações Unidas de Estabilização na República Centro-Africana (MINUSCA).

Cobrindo esta falta o  governo da Federação Russa pode apresentar uma proposta não-solicitada para fornecer 54 carros blindados GAZ 2330 Tigr para o Exército Brasileiro. A ideia é responder a um requerimento urgente da Força Terrestre para suprir os efetivos, que irão compor a Missão Multidimensional Integrada das Nações Unidas de Estabilização na República Centro-Africana (MINUSCA).

A situação local é extremamente complexa. Cerca de 1,1 milhão de pessoas (de uma população total de 5 milhões) foram deslocadas pelo conflito e os remanescentes das milícias cristã e islâmica ainda detêm armamento pesado. Para cumprir com sucesso sua missão, os efetivos brasileiros necessitam 88 veículos blindados 4 x 4 leves (34 deles para o Corpo de Fuzileiros Navais).

Em um processo preliminar, não relacionada à decisão do
Programa Viatura Blindada  Multitarefa - Leve de Rodas (VBMT-LR), o Exército selecionou o IVECO LMV Lince e os Fuzileiros Navais se decidiram por Humvees estadunidenses, todos de segunda mão. Cotações foram solicitadas ao Ministério da Defesa Italiano e para o Departamento de Defesa dos Estados Unidos. Há uma boa disponibilidade de Humvees, a maioria sobra do Iraque e do Afeganistão, mas o Exército Italiano teria dificuldade de suprir os Linces.

Os Tigr são blindados testados em combate na Síria, onde mostraram uma grande resistência contra minas e artefatos explosivos improvisados. A versão atual pesa 5,4 toneladas, é completamente climatizada e possui proteção contra armas químicas e biológicas. A blindagem cobre motor e compartimento de pessoal. Transporta 1,5 toneladas de carga ou 11 soldados equipados. A Federação Russa poderia negociar os veículos, praticamente novos, por meio de leasing ou venda para entrega direta na República Centro-Africana.

NA LAAD

NA LAAD 2011 os russos trouxeram uma viatura GAZ Tigr. A versão proposta agora é melhorada com um motor mais potente e está em uso nas Forças Especiais Russas.

Os russos também usam a IVECO LMV, especificamente para as Forças de Engenharia. Os dois veículos estão em operação pelas Forças Russas na Síria   


Viaturas GAZ 2330 Tigr em exercício de proteção e escolta a comboio humanitário

Especificações

O Tigr básico pode ser equipado cm uma metralhadora 7,62mm ou 12,7mm ou um lançador de granadas automático de  30mm.

A versão blindada é reforçada com vidros blindados e “spall liners” internos. A versão blindada pesa mais 700kg. O fabricante informa que resiste a ataque de IEDs.

Motores ocidentais

O interessante é que são oferecidas várias opções de motores e transmissões ocidentais como o diesel Cummins B205 20 com transmissão mecânica GAZ JSC 5 ou automática Allison LCT-1000, entre outras opções.

Mobilidade

O Tigr é equipado com uma transmissão 4x4 integral. Suspensão por barras de torsão e amortecedores. É equipado com um sistema de inflar e desinflar os pneus.
Velocidade Máxima 140 km/h
Capacidade de cruzar cursos d´agua de até 1,2m.
 
Matérias Relacionadas

 

VBMT-LR - Exército Escolhe a LMV como viatura 4x4 Abril 2016 Link

VBMT-LR – Tupi (AVIBRAS) e LMV (IVECO) Finalistas 2015 Link

Video do Veículo Blindado Tigr 2011 Link



VEJA MAIS



Outras coberturas especiais


CCT

CCT

Última atualização 19 OUT, 14:30

MAIS LIDAS

Guarani