Tiro de Aceitação de Campo com o sistema REMAX das Viaturas Guarani comprova o poder de fogo da Força

Nos dias 21 e 22 de setembro, o 17º Regimento de Cavalaria Mecanizado (17º RC Mec) recebeu representantes da Diretoria de Fabricação e da Empresa ARES para acompanhar a realização do Tiro de Aceitação de Campo do Reparo Automatizado X (REMAX), da Viatura Blindada de Transporte de Pessoal – Média de Rodas (VBTP-MR), 6×6, Guarani.

Nessa oportunidade, os seis sistemas REMAX do Regimento realizaram o Tiro com metralhadoras .50 e MAG. A atividade foi apoiada pela Seção de Instrução de Blindados do Regimento, utilizando seus instrutores habilitados no sistema.

 

 

O REMAX é uma estação de armas remotamente controlada com giro-estabilizado para metralhadoras .50 e 7,62 mm que foi desenvolvida a partir dos requisitos do Exército Brasileiro, por meio de uma parceria da ARES com o Centro Tecnológico do Exército (CTEx), com tecnologia nacional.

O 17º RC Mec foi a primeira tropa de Cavalaria e ter seus sistemas de armas (REMAX) certificados no âmbito do Exército Brasileiro, agregando muitas novas capacidades aos Lanceiros do 17 de Cavalaria.

Relembre

No mês de agosto, o Pelotão de Manutenção do Esquadrão de Comando e Apoio do 17º RC Mec, junto com técnicos das empresas IVECO e ARES, instalaram o Reparo de Metralhadora Automatizado X REMAX-CTEX em VBTP-MR Guarani. Com isso, as viaturas tornaram-se aptas a receberem as metralhadoras calibre 7,62 mm e .50”, aumentando o poder de fogo do Regimento nas ações de defesa externa, no Sistema Integrado de Monitoramento de Fronteiras (SISFRON), nas ações de garantia da lei e da ordem (GLO) e no combate aos crimes transfronteiriços.

 

O sistema REMAX e o Programa Guarani

O REMAX suporta metralhadora calibre 7,62 mm ou .50 (12.7 mm) e permite a pontaria em elevação e direção do armamento, a observação, o reconhecimento e a identificação de alvos durante o dia e a noite, bem como a realização do tiro em movimento, porque o reparo é estabilizado.

O Programa Guarani tem por objetivo transformar as organizações militares de Infantaria Motorizada em Mecanizada e modernizar as organizações militares de Cavalaria Mecanizada.

 

Fotos: Cb Victor / 17º RC Mec – EB

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter