Modernização do Cascavel

Sgt José Lino – CI Bld
 

A Equitron, sediada em São Carlos – SP, atua na construção de linhas de montagens para a indústria em geral, principalmente a automobilística. A empresa é responsável pelo projeto de modernização de uma VBR Cascavel, que abrange a carcaça e a torre de forma geral, além de todos os sistemas da viatura.

As modernizações incluem atualizações na carcaça, no trem de força, na torre, no bumerangue e na caixa de reversão e transferência. A retaguarda da torre foi aumentada, recebendo um novo compartimento para o sistema de movimentação hidráulico da torre e do canhão.

O sistema de giro eletro-hidráulico da torre e elevação do canhão com a possibilidade de três velocidades de movimento está sincronizado com o sistema de pontaria, o que permite a movimentação automática do canhão por ocasião da inserção de distâncias.

O compartimento do motorista apresenta, entre outras, as seguintes inovações: direção regulável; seleção de marchas por botões; tacógrafo; display com visão diurna e noturna 360 graus (infravermelho); e opção de câmeras. A torre foi elevada, trazendo maior segurança para a guarnição.

Possibilidades para o Cmt VBR: observar por câmeras em 360 graus; controlar a inclinação lateral, rampa máxima e mínima, posição do canhão em relação a torre e inclinação do canhão em relação ao horizonte; navegar no manual técnico do carro; monitorar a carga de baterias do sistema de giro hidráulico e dos optrônicos; monitorar a temperatura do motor hidráulico e o controle de horas de sua utilização.

Possibilidades para o atirador: observar e monitorar com imagem diurna ou termal; realizar a pontaria e engajamento pela imagem diurna ou termal; monitorar o nível de bateria do sistema de potência do giro da torre e navegar em manual técnico do carro.

  Especificações Técnicas
:: Peso: 13,5 ton
:: Tração: 6×6 + reduzida + bloqueio diferencial
:: Velocidade máxima: 100 km/h
:: Rampa/ inclinação Lateral: 60% / 30%
:: Obstáculo vertical: 0,5 m
:: Tanque de combustível: 270 litros
:: Autonomia: 700 km
:: Motor: Mercedes MTU M926 320HP
:: Transmissão automática/manual
:: Freio a disco nas 6 rodas e retarder (freio de montanha)
:: Ar condicionado
:: Sistema interno de calibragem dos pneus
:: Sistema de giro e elevação do canhão hidráulicos, com 3 velocidades e integrado ao sistema de pontaria
:: Sistema de pontaria por câmera diurna e termal (4/1,5 e 8/3 km)
:: Interface Homem Maquina (IHM) para Cmt e Atdr (busca, pontaria e monitoramento da VBR)
:: Posicionamento automático do canhão ao inserir distancia manual ou por telêmetro Visão IV 360 graus para comandante e motorista
:: Base para lançamento de misseis e apontador laser integrado ao sistema de pontaria do canhão
:: Sistema de baterias independentes e Alimentação externa 220/110v)

Nota:
Referência: relatório apresentado pelo Cap Zago (instrutor do CI Bld), a respeito da Modernização do Cascavel realizada pela Equitron Defense.

Leia também:

Blindado Cascavel volta modernizado [Link]

EB/AGSP – Revitalização das Viaturas Blindadas EE-9 Cascavel [Link]

CASCAVEL – 9º B Log Revitaliza Viaturas [Link]

Iraque: EE-9 Cascavel Volta à Ação [Link]

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter