O Carro de Combate Guarani na Operação Treme Cerrado

Por Ten Mayra


A Operação Treme Cerrado segue com suas atividades de adestramento. No dia 19 de outubro, as principais missões realizadas tiveram como foco a missão constitucional de Defesa Externa. Entre as ações desenvolvidas, ocorreu o deslocamento e a maneabilidade de 15 carros de combate sobre rodas Guarani, pertencentes ao 3º Esqd C Mec e ao 36º BI Mtz, sediados em Brasília – DF e Uberlândia-MG, respectivamente. O Guarani é uma Viatura Blindada de Transporte Pessoal (VBTP), que possui capacidade de transportar até 11 pessoas. O veículo é anti-minas, anfíbio e suporta tiro de armamento até o calibre de 7,62 mm.

Pouco antes de liderar o deslocamento de uma coluna de carros de combate pelo eixo Lobo Guará, o Comandante do 36º BI Mtz, Tenente Coronel Castro, afirmou: “Essa é a primeira vez que as tropas do CMP utilizam o Guarani em exercícios de adestramento. A maneabilidade está sendo uma excelente oportunidade para o treinamento de motoristas e chefes de carros”.

O Exército Brasileiro passa por um processo de transformação, no qual a 3ª Brigada de Infantaria Motorizada está tendo os seus meios gradativamente substituídos para mecanizados.

Aviação do Exército participa da Operação Treme Cerrado¹

Entre 18 e 22 de outubro, a Operação Treme Cerrado contará com o apoio de helicópteros do 3º Batalhão de Aviação do Exército (3º B Av Ex), de Campo Grande – MS.

No dia 19 de outubro, uma aeronave Pantera foi empregada em apoio ao reconhecimento do local da operação, com a presença dos Comandantes da 3ª DE do exercício, Gen Div Racine Bezerra Lima Filho, e da 3ª Bda Inf Mec do exercício, Gen Bda Sérgio da Costa Negraes e de membros do Estado-Maior.

Nos próximos dias, a realização de tiro real do Astros 2020, da Artilharia e de outros armamentos, contará com a Aviação do Exército no apoio da segurança e do isolamento do Campo de Instrução de Formosa (CIF).

Além das missões cumpridas hoje, a equipe está em condições de atender qualquer demanda da operação. Todos, ficamos impressionados com a estrutura logística encontrada na Operação Treme Cerrado", afirmou o Capitão Campos, Piloto do 3º B Av Ex.


¹Por 2º Ten Camilla

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter