COBERTURA ESPECIAL - Guarani - Terrestre

20 de Julho, 2015 - 12:46 ( Brasília )

VBMT-LR – Tupi (AVIBRAS) e LMV (IVECO) Finalistas



Nelson Düring
Editor-Chefe DefesaNet

 
A Diretoria de Fabricação publicou no Diário Oficial da União de 17 julho de 2015, que as empresas  finalistas no Programa Viatura Blindada  Multitarefa - Leve de Rodas (VBMT-LR), são a AVIBRÁS Divisão Aérea e Naval S.A., e a IVECO Latin America Ltda.
 
As duas empresas participaram com os projetos:
 
- AVIBRAS – TUPI baseado no Renault Defense Sherpa
- IVECO – LMV
 
É dada assim continuidade ao programa que teve início oficialmente em Novembro de 2013, quando o  Estado-Maior do Exército (EME) aprovou o Estudo de Viabilidade sobre a Viatura Blindada Multitarefa, Leve de Rodas (VBMT-LR), como parte do Projeto Estratégico do Exército Guarani.
 
Trata-se de uma viatura classe 4x4 com um peso máximo de 8 t e capacidade de carga de 1 t, e espaço para uma guarnição de 5 homens. E requisitos de blindagem e sobrevivência para os tripulantes em nível excepcional.
 
Os requisitos técnicos apresentados têm sua razão por dois itens do planejamento estratégico do Exército Brasileiro e Ministério da Defesa.
 
A crescente participação de Forças Brasileiras em Missões de Paz, prevista uma ação terrestre no Líbano, cuja previsão para início era 2015 e as futuras, em especial na África, como discutidas na visita do Ministro da Defesa Jaques Wagner ao Pentágono.   
 
A proposta inicial em correspondência do Escritório de Projetos Especiais do Exército (EPEx)  previa a compra direta de 32 VBMT-LR, em um primeiro momento. No caso de fornecedores estrangeiros uma possível compra direta. Exatamente para atender à demanda de ação no Líbano.

Na mesma correspondência o EPEx detalhou que o Exército tinha planos de adquirir outros lotes de VBMT-LR, totalizando 186 viaturas, a partir de 2016.
 
Os veículos concorrentes foram testados  no  Centro de Avaliação do Exército (CAEx), na Barra de Guaratiba, Rio de Janeiro(RJ).
 
Participaram do processo de testes no CAEx várias projetos internacionais, destacando-se:
 
- RG32 – Inicialmente ofertado pela BAE Systems e depois transferido para a DENEL (África do Sul), e,
- INBRA – com o Gladiador I e posteriormente ofertado o Gladiador II

Os fabricantes AVIBRAS e IVECO  deverão apresentar Proposta Técnico-Comercial Final referente ao processo de Obtenção por Nacionalização da Viatura Blindada Multitarefa - Leve de Rodas (VBMT-LR),  na Diretoria de Fabricação, Rio de janeiro,  dia 18 de agosto de 2015.
 
 

Publicado no Diário Oficial da União (DOU) de 17 Julho 2015
 
 
DIRETORIA DE FABRICAÇÃO
D I R E TO R I A
AV I S O - CHAMADA PÚBLICA
 
A DIRETORIA DE FABRICAÇÃO (DF), Órgão do Departamento de Ciência e Tecnologia do Exército Brasileiro torna pública a realização de Chamada para negociação e orientação para apresentação da Proposta Técnico-Comercial Final referente ao processo de Obtenção por Nacionalização da Viatura Blindada  Multitarefa - Leve de Rodas (VBMT-LR).
 
 As empresas AVIBRÁS Divisão Aérea e Naval S.A. e IVECO LATIN AMERICA LTDA deverão comparecer na Diretoria de Fabricação, situada na Praça Duque de Caxias, n° 25 - 7° andar, Centro, Rio de Janeiro (RJ), no dia 04 de agosto de 2015, em horário de expediente (das 08:00h às 16:00h), com pessoal legalmente constituído e tecnicamente habilitado, para recebimento de instruções necessárias à apresentação das respectivas Propostas Técnico-Comerciais Finais e retirada da minuta do contrato. As citadas empresas deverão entregar as Propostas Técnico-Comerciais Finais, em envelope lacrado, às 14h do dia 18 de agosto de 2015 na Diretoria de Fabricação.
 
Gen Bda Amauro Guedes Ferreira Mosqueira Gomes
Diretor de Fabricação

 

Requisitos Técnicos para a VBMT-LR

Guarnição – 5 pessoas
Configuração 4x4 ou 4x2 com acionamento 4x4 de dentro da cabina

Carga - 2000 cartuchos 7,62mm x 51
1000 cartuchos .50
200 granadas calibre 40
Nota; não necessita ser cumulativo

Interior – Ar condicionado (série)
Sistema NBQ – Possibilidade de instalação
Motor – Diesel
Transmissão – Automática
Pneus – Sistema central de controle de pressão

Dimensões

Altura - 2,20m
Peso em Ordem de Marcha - 8.000kg
Capacidade de Carga - 1.000kg

Performance

Transposição Vau 0,8 m
Velocidade Máxima 90km/h

Proteção

Lançador de granadas fumígenas

Proteção Padrão OTAN STANAG 4569

Balística     Nível 3 7.62 x 51 AP - 30 m 930 m/s
Anti-minas Nível 2   6 kg de explosivos Ação em qualquer das 4 rodas

Sistemas de Armas

Condições de receber e operar, em configurações distintas, um dos seguintes sistemas de armas, com movimento horizontal de 360° e movimento vertical com o ângulo de, pelo menos, -7' a +45°:

a - Um sistema de armas que seja estabilizado, acionado e controlado remotamente (Remote Controlled Weapon Staition — RCWS), formado por uma metralhadora calibre 7,62x51 mm ou calibre .50, intercambiáveis, e um lança-granadas de 40 mm. O sistema deve ser dotado de um sistema de observação, direção e controle de tiro com visão diurna e noturna.

b - Um sistema de armas utilizando uma rorreta blindada simples, formado por uma metralhadora calibre 7,62x51 mm ou calibre 50, intercambiáveis, e um lança-granadas de 40 mm.

Os veículos percorreram 4.000 km, em diferentes condições, com peso em ordem de combate, e deveriam completar sem falhas.

Notas DefesaNet

Acompanhe mais notícias sobre o Projeto Estratégico do Exército Guarani nas Coberturas Especiais

Cobertura Especial Guarani Link

Cobertura Especial Doutrina Militar Link

Matérias Relacionadas

VBTM-LR


EB – Dada a partida à Viatura Blindada Multitarefa, Leve de Rodas (VBMT-LR) 2013 Link

IVECO –LMV
Sistema de proteção da VBMT-LR IVECO LMV 2015 Link

AVIBRAS – TUPI
Avibras apresenta sua Viatura Multitarefa Blindada Tupi Link
 
Competidores

INBRA - Apresenta o GLADIADOR II Link

 



Outras coberturas especiais


PF-PRF

PF-PRF

Última atualização 19 AGO, 11:00

MAIS LIDAS

Guarani

5