SAAB oferece o caça Gripen E para a Suíça

Com o apoio da Suécia, a SAAB apresentou hoje a sua proposta para a armasuiss, a agência suíça de aquisição de defesa, para o fornecimento de novos aviões de combate suíços.

A SAAB oferece o Gripen E, além de um abrangente programa de participação industrial para a indústria suíça, correspondendo a 100% do valor do contrato.

A proposta, que contempla opções para 30 e 40 aeronaves da nova construção do caça Gripen E, é uma resposta à Solicitação de Proposta (RFP, da sigla em inglês), que a armasuisse divulgou em 6 de julho de 2018.

A Suíça tem a necessidade de substituir sua frota de caças F/A 18 Hornet e F-5 E / F Tiger.

“A solução proposta do Gripen E apresenta a mais recente tecnologia disponível e baixos custos de aquisição, operação e suporte, que darão à Suíça um tamanho ideal de frota, com o melhor efeito operacional total ao longo das próximas décadas”, diz Jonas Hjelm, diretor da área de negócios Aeronautics da SAAB.

Como parte da proposta para a Suíça, a SAAB oferece participação industrial suíça estimada em 100% do valor do contrato. A cooperação com a indústria suíça em todas as regiões do país, em manufatura, manutenção e tecnologia, vai melhorar a competência e as capacidades destinadas à sustentação e ao desenvolvimento do sistema Gripen E na Suíça.

A SAAB tem uma base de fornecedores histórica, forte e ampla na Suíça, que será ampliada ainda mais por meio deste programa para assegurar uma cooperação eficiente ao longo do ciclo de vida.

O programa Gripen E está progredindo conforme o planejado, com a produção em andamento e as entregas dos clientes a partir deste ano. As mais recentes tecnologias estão sendo incorporadas para fornecer às forças aéreas capacidades operacionais projetadas para derrotar as ameaças atuais, mas também as do futuro.

Os principais marcos alcançados durante os últimos seis meses incluem voos com IRIS-T e METEOR, bem como a realização do voo da segunda aeronave Gripen E.

Cinco nações operam atualmente com o Gripen: Suécia, África do Sul, República Tcheca, Hungria e Tailândia. A Suécia e o Brasil encomendaram o Gripen E. Além disso, a Escola de Pilotos de Teste do Império do Reino Unido (ETPS, sigla em inglês) usa o Gripen como plataforma para treinamento de pilotos de teste.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter