Brasil participa pela primeira vez de reunião dos usuários do caça Gripen em Praga

Tenente Gabrielli / Major Alle

Pela primeira vez, uma comitiva brasileira participou da Gripen Users Group, uma conferência do grupo de usuários do caça Gripen. O evento aconteceu entre os dias 4 e 8 de dezembro de 2017, em Praga, na República Checa, e contou com a presença de representantes da Suécia, Hungria, Tailândia, África do Sul, República Checa e, a partir dessa edição, do Brasil – que foi representado por quatro militares da Força Aérea Brasileira (FAB).

Em maio de 2018, o País será o anfitrião do encontro. De periodicidade semestral, o evento é composto por um grupo de Aquisição e Desenvolvimento e dois subgrupos – Operacional e Logístico.

A empresa SAAB, fabricante do caça, também esteve presente e apresentou, em um seminário, as ações desenvolvidas em resposta às solicitações dos operadores, o atual estágio do pacote de desenvolvimento denominado MS-20 da aeronave Gripen C/D, aspectos relativos à segurança de voo e um briefing sobre o desenvolvimento da versão adquirida pelo Brasil, denominada Gripen NG.

Segundo o Major-Brigadeiro Jefson Borges, que liderou a comitiva brasileira, a partir de agora, a FAB participará de todas as reuniões relativas ao novo caça, não somente as do grupo de usuários, mas também as de Treinamento de Liderança Tática.

Para ele, o encontro serviu para que o Brasil, como futuro usuário do Gripen, pudesse ouvir dos operadores – alguns que utilizam o caça há mais de 20 anos – sobre suas experiências, táticas, soluções logísticas, novos desenvolvimentos e problemas que precisam ser resolvidos.

"O Brasil foi um dos principais focos dessa última reunião do Gripen Users Group. Os países operadores mostraram interesse em conhecer como a FAB irá receber e operar o Gripen NG e os nossos desafios, que deixa claro que eles percebem a dimensão do nosso País.

Aqui, eles terão não só a oportunidade de conhecer a nossa Força Aérea, bem como as instalações da Embraer onde o Gripen será montado, em Gavião Peixoto, no Estado de São Paulo. Lá, também, poderão conhecer o KC-390, uma vez que todos os países presentes no evento, este ano, mostraram-se interessados em aprofundar os conhecimentos sobre o dueto Gripen NG e KC-390, que irá revolucionar a FAB", avalia o Oficial-General.

Leia também:

 

DefesaNet entrevista o diretor de negócios Gripen da SAAB no Brasil, Mikael Franzén [Link]

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter