COBERTURA ESPECIAL - Gripen NG Brazil - Aviação

03 de Setembro, 2015 - 10:20 ( Brasília )

WAD – AEL Sistemas e SAAB avançam no Desenvolvimento

AEL Sistemas entrega protótipos "Modelo A" do WAD e HUD como parte do programa brasileiro para o Gripen NG

 

 

English version


Nelson Düring
Editor-Chefe DefesaNet


Em cerimônia na sede da empresa em Porto Alegre, RS, a  AEL Sistemas (AEL) entregou à SAAB, na quarta-feira (02SET2015),  os primeiros protótipos "Modelo A" das unidades WAD e HUD para o Gripen NG brasileiro. A entrega é um marco dentro do programa que tem avançado com sucesso  e dentro do cronograma.

Nas especificações finais do Gripen NG a COPAC representando a Força Aérea Brasileira especificou a adoção do WAD.  O seu desenvolvimento foi o único que teve início antes mesmo da assinatura definitiva do contrato entre o Brasil e a SAAB formalizando a aquisição de 36 caças Gripen NG (modelos E/F), que ocorreu em 25 agosto.

Em fevereiro de 2015, a SAAB anunciou a seleção da AEL Sistemas como nova fornecedora no Brasil. SAAB e AEL também assinaram um contrato para a transferência de tecnologia. A AEL foi selecionada para fornecer o Wide Area Display – Display de Grande Área (WAD), o Head-Up Display - Visor Frontal  (HUD) e o Helmet Mounted Display – Capacete com visor (HMD), que serão integrados ao Gripen NG para o Brasil como parte do contrato F-X2.

O programa de desenvolvimento do WAD e do HUD começou em janeiro de 2015. Já o do HMD teve início em maio deste ano. O novo programa de sistemas aviônicos para a aeronave será executado ao longo de quatro anos e inclui o desenvolvimento, a integração e o trabalho de produção, que serão realizados em Porto Alegre (RS). O trabalho de integração do sistema será feito pela SAAB e pela EMBRAER.

São três as etapas de desenvolvimento:

A – apresentação do rig, dispositivo com todos os elementos do sistema para testes de software e funcionalidades;
B – Equipamento nas dimensões final para testes e avaliações de compatibilidades, térmica, mecânica e eletromagnética, e,
C- Já na versão final com capacidade e ser montado e testado em aeronave.

 

O WAD para a aeronave brasileira Gripen NG é um sistema único e inteligente de exibição de tela grande formato (19 x 8 in), redundante e multiuso, em cores e de alta resolução, com apresentação contínua de imagem, capaz de receber entradas de teclas multifuncionais, touchscreen ou interfaces externas. É a principal fonte de todas as informações de voo e missão na cabine de piloto.
 

O WAD não é somente a forma de apresentação dos dados ao piloto de uma forma similar ao dos smatphones, mas sim a “fusão” e “gerenciamento” dos dados . Adotando sensores infravermelhos, para compensar as luvas, o piloto pode acionar a tela do WAD como um “touchscreen”. 

Selecionar os dados que lhe interessam para o momento em uma determinada missão. Aumentará de forma significativa a Human Machine Inteface (HMI) de forma exponencial. Haverá sistemas que minimizem alguma ação por toque inadvertido de algo que está no cockpit no painel do WAD.

 

O WAD no cockpit do Gripen NG. Em primeiro plano o capacete HMD Targo.
Foto:  AEL Sistemas



O HUD e o Capacete HMD Targo

A AEL também vai desenvolver um novo HUD (Visor Frontal) para a aeronave brasileira. O HUD fornece informações essenciais de voo e missão para o piloto ao olhar a frente através da cabine.

Já o Helmet Mounted Display (HMD) Targo é a próxima geração do equipamento, que permite que o piloto veja os dados e imagens de alvos reais e virtuais, adicionando funcionalidades que aumentam a consciência situacional e a capacidade de julgamento e decisão do piloto.

Um dos itens do capacete é que ele tem um sensor do nível de oxigênio no sangue do piloto. Uma das possibilidades discutidas pela AEL Sistemas é de que os dados e o tamanho dos símbolos possam adaptar-se ao stress e fadiga do piloto na missão.

Os parâmetros de interface Homem Máquina são de responsabilidade da SAAB e Força Aérea Brasileira.

O  WAD

O conceito do WAD não é ser o somatório de Displays, mas sim gerar a “Fusão”dos dados gerados pelos sensores da aeronave, assim como os dados recebidos de sensores externos como os dos  controladores de voo, aviões de alerta antecipada, etc.

Não haverá briga por espaço no display. Os dados só estarão disponíveis quando necessários à missão, definidos de forma autônoma ou por decisão do piloto.

O projeto do WAD prevê a seguinte estrutura:

 

1 – WAD – Com dois processadores autônomos garante que, em caso de falha de um entre automaticamente o segundo, garantindo a redundância do sistema;
2 – HUD – Visor Frontal
3 – Capacete HMD
4 – Um display menor na parte esquerda abaixo do WAD para emergência.


A mesma arquitetura, com exceção do HUD,  também é usada nas aeronaves biplace (Modelo Gripen F).

Os painéis são intercambiáveis e adotam o conceito “Plug and Play” . Seguirão o mesmo procedimento atualmente adotado de apoio logístico “CLS” contratado pela FAB com a AEL Sistemas para as aeronaves F-5EM/FM e Super Tucano.
 
Ganho Operacional

Atualmente só o caça americano Lockheed Martin F-35 tem um painel de grande formato. Porém, ele é dividido em duas partes. A Boeing estuda um upgrade nos caças F-15 e A/F-18 Super Hornet, com a adoção do WAD. Em especial no Super Hornet que tem uma HMI muito deficiente.

A Força Aérea Sueca deverá tomar uma decisão nas próximas semanas sobre a adoção do WAD. Atualemente está definido os três displays. O único receio pela adoçao do WAD era ter a certeza da maturidade do sistema e que nao afetasse o cronograma de desenvolvimento do Gripen E/F.

A área útil do WAD  (19 x 8 polegadas), em desenvolvimento para o Gripen NG pela AEL Sistemas terá uma área 15 vezes maior de visualização.

Em Missões de Defesa Aérea o piloto poderá ver todos os vetores em ação na área de operação. Sobrepondo estas informações a outras não prioritárias à missão.

Em Missões de Ataque ao Solo propiciará a visão de onde estão seus alas, as baterias antiaéreas , que ameaças pode esperar, etc.

Em ambos os casos a palavra mágica é “Consciência Situacional” (Situational Awareness), dar o máximo de informações, de forma gerenciada, para que o piloto tome a decisão de ação mais apropriada.

Certamente a vida dos pilotos será diferente, de que forma? A FAB, SAAB e a AEL Sistemas estão iniciando esta jornada.

O Programa

As entregas dos “Modelos A” de desenvolvimento de engenharia à SAAB são a continuidade do desenvolvimento do WAD.

Os protótipos permitirão à SAAB antecipar as atividades de engenharia de software e sistemas, reduzindo assim o risco de integração na aeronave.

Uma extensa campanha de testes em voo será ainda realizada em estreita cooperação entre a AEL Sistemas e a SAAB, em Linkõping, Suécia.

"Estamos orgulhosos de entregar esses protótipos em tempo, dentro do cronograma, e com qualidade, permitindo que os engenheiros da SAAB possam continuar o trabalho de integração para a aeronave. Acreditamos que este fato destaca e evidencia o compromisso da AEL com a SAAB e a Força Aérea Brasileira (FAB) para fornecer a próxima geração de cockpit para a próxima geração de caças", afirma Sérgio Horta, presidente da AEL.

"Este é um passo muito importante no desenvolvimento do Gripen NG para o Brasil. Demonstra uma cooperação muito eficaz entre a AEL e a SAAB e é um passo de sucesso na cooperação industrial entre a indústria brasileira e a SAAB no programa Gripen NG", diz Mikael Franzén, Diretor do Programa para o Gripen no Brasil.

O processo brasileiro de aquisição para o 36 Gripen NG está em curso e o contrato está previsto para entrar em vigor durante este ano. A transferência de tecnologia do WAD, do HUD e do HMD para a AEL também está em curso. O escopo adicional focará no desenvolvimento da Interface Homem-Máquina (HMI) para os caças avançados, juntamente com oficinas de manutenção de aviônicos. Atividades no âmbito do presente contrato terão início no segundo semestre de 2015, na SAAB, em Linkoping. Isto incluirá cursos teóricos e treinamento no ambiente de trabalho.





 

O cockpit do painel do Gripen E / F como apresentado pela SAAB, em Farnborough, no ano de 2014 . Apresentamos para comparação com o WAD. Foto - SAAB



Outras coberturas especiais


KC-390

KC-390

Última atualização 26 SET, 09:35

MAIS LIDAS

Gripen NG Brazil