COBERTURA ESPECIAL - Gripen NG Brazil - Aviação

18 de Julho, 2015 - 11:00 ( Brasília )

Lucro da Saab cai no 2º trimeste afetado por atraso em contrato com Brasil


Isto É/Dinheiro¹


A companhia sueca de defesa Saab teve queda no lucro líquido no segundo trimestre deste ano, para 167 milhões de coroas, de 236 milhões de coroas no mesmo período do ano passado. O resultado foi prejudicado pela redução do lucro operacional em consequência do atraso no contrato para vender 36 jatos Gripen para o Brasil.

Também pesaram sobre o resultado o fraco desempenho da divisão Dynamics e os gastos de desenvolvimento relacionados ao programa T-X, pelo qual a Saab está colaborando com a Boeing para construir uma aeronave para a Força Aérea dos EUA.

A Saab - que fabrica jatos de combate, submarinos, radares e sistemas de mísseis - afirmou que as encomendas recebidas durante o segundo trimestre somaram 14,20 bilhões de coroas, acima de 4,05 bilhões de coroas um ano antes. As vendas aumentaram para 5,94 bilhões de coroas no segundo trimestre, de 5,69 bilhões de coroas, mas o lucro operacional caiu para 157 milhões de coroas, de 373 milhões de coroas.

¹
Fonte: Dow Jones Newswires.

MD anuncia para breve assinatura de contrato dos Gripen E/F²

Após visitar unidades militares da Força Aérea Brasileira (FAB), em Natal (RN), o ministro da Defesa, Jaques Wagner, concedeu entrevista à imprensa onde falou sobre o andamento do Projeto FX-2. “Estamos em via de assinar o contrato dos Gripen. Devemos mandar nossos engenheiros brasileiros para a Suécia em agosto”, disse.

² Fonte: Mariana Rocha / Ascom MD

Add DefesaNet:

Um contrato internacional inclui várias fases. No modelo adotado para a concorrência F-X2 estabeleceram-se dois pontos principais. No pré-contrato consolidou-se uma série de aspectos técnicos, o preço e a taxa de juros a ser seguida. No segundo, detalharam-se as cláusulas do pacote financeiro, que deveria ser assinado até oito meses depois, 24 de junho último, pelo ministro da Fazenda — cargo ocupado atualmente por Joaquim Levy.

A Corporação Sueca de Crédito de Exportação (SEK), garante do financiamento, usou as normas da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) para o cálculo dos juros acertados entre o Comando da Aeronáutica e a SAAB em 24 de outubro de 2014. A OCDE, mensalmente, estabelece as taxas — conhecidas como Commercial Interest Reference Rates (CIRRs) — com base nos rendimentos oferecidos por cada Banco Central nos bônus colocados no mercado interno. As regras também determinam o congelamento do valor dos juros ao que era praticado na assinatura do primeiro contrato.

Depois de conversar com a presidente, o ministro da Defesa, Jacques Wagner, um dos principais articuladores do governo, está otimista. Dilma destacou o clima cordial da conversa com o primeiro-ministro sueco, na qual conseguiu ampliar em dez dias o prazo final para a assinatura do pacote financeiro por Levy. Anteriormente, houve outra concessão por parte da SAAB. Haveria um desembolso de R$ 1 bilhão neste ano, que foi dividido em cinco parcelas anuaí para não sobrecarregar o Tesouro.

Na pior das hipóteses, o pacote financeiro será assinado como está, mas todas as autoridades brasileiras envolvidas no processo acreditam em uma resposta positiva da Suécia.

Nota DefesaNet

1 – DefesaNet passa a adotar a nomenclatura Gripen E/F em substituição ao Gripen NG e Gripen BR.

Matérias Relacionadas:

-
GRIPEN E/F - Simbiose de mercado - A parceria entre o Brasil e a Suécia para a construção do caça Gripen E/F analisada por Pedro Paulo Rezende (Link)


- Gripen NG - Suécia não confirma redução de taxas de juros
(Link)

Artigo de OESP publicado no dia 23 Junho 2015:

- Gripen – Dilma – Levy tentam adiar "Dia D"
(Link)

Publicada no dia 07 Maio 2015 a Carta aberta do DefesaNet ao ministro da Fazenda Joaquim Levy:

Texto em Português
- Carta aberta do DefesaNet ao ministro da Fazenda Joaquim Levy (Link)


Texto em Inglês (English version)
- DefesaNet’s open letter to the Brazilian Treasury Minister, Joaquim Levy (Link)

No dia 08 Maio 2015 o Ministro publicou no jornal Folha de São Paulo um Opinião:

- Joaquim Levy - O exemplo do general Marshall (Link)

A visita do Primeiro-ministro da Sécia ao Brasil - 04 Janeiro 2015

- GRIPEN NG - Löfven refuta críticas ao negócio (Link)

- Suécia - Venda de caças ao Brasil é oportunidade de ampliar Negócios (Link)


Em 1º Abril as matérias:

- Governo discute produção de caças Gripen com dirigente de empresa sueca (Link)

-Marcus Wallemberg and President Dilma meeting - Fighters on table (Link)


Mais as artigos:

- Entrevista Exclusiva com o Comandante da Aeronáutica (Link)

- “Nós vamos bater o martelo!” - MD aprova WAD e garante financiamento (Link)


 



Outras coberturas especiais


PF-PRF

PF-PRF

Última atualização 19 NOV, 12:30

MAIS LIDAS

Gripen NG Brazil