COBERTURA ESPECIAL - Gripen NG Brazil - Aviação

25 de Fevereiro, 2015 - 14:00 ( Brasília )

AEL Sistemas – Novo Fornecedor do Gripen NG

O Gripen NG na versão brasileira terá o Painel de Grande Área (Wide Area Display - WAD), e o Visor Frontal (head-up display - HUD), Ambos equipamentos erão desenvolvidos pela AEL Sistemas.



A empresa de Defesa e Segurança SAAB selecionou a AEL Sistemas (AEL), como novo fornecedor do Gripen NG, no Brazsil. A AEL fornecerá o Painel de Grande Área (Wide Area Display - WAD), e o Visor Frontal (head-up display - HUD), os quais serão integrados ao Gripen NG para o  Brasil como parte do contrato F-X2. Os Programas de Desenvolvimento do WAD e do HUD iniciaram em Janeiro de 2015. SAAB e a  AEL também assinaram um contrato de transferência de tecnologia.

O programa relacionado aos novos Sistemas de avionicos compreendem um periodo de quatro anos e incluem o: desenvolvimento, integração e produção que será realizado em Porto Alegre (Brasil). O trabalho de Integração do Sistema será realizado pela SAAB e a EMBRAER Defesa e Segurança.

O  WAD para os caças Gripen NG do Brasil é um display único inteligente e redundante de multifunções, apresentação em cores, e tela de grande área (19 x 8 polegadas) com apresentação contínua de imagens e  o uma capacidade “touch-screen” no estado da arte. É a fonte primária de todas as Informações do voo e missão no cockpit.

A AEL Sistemas também desenvolverá o HUD para as aeronaves Gripen NG da Força Aérea Brasileira. O  HUD mostra as Informações essenciais do voo e missão ao piloto quando sua visão focada fora do cockpit.

“Incorporar estes produtos avançados da AEL nos caças Gripen NG do Brasil aumentará a capacidade da aeronave. Este acordo também demonstra o nosso continuo compromisso  de desenvolver e produzir o Gripen em estreita parceria coma indústria Brasileira,” afirmou Ulf Nilsson, Diretor da área de negócios Aeronáutico da SAAB.

“Nós estamos satisfeitos com a oportunidade de tomar parte no processo de desenvolvimento do Gripen NG e ser capaz de introduzir as últimas tecnologias em displays, computadores e software para um caça da próxima geração. Eu estou certo que isto fortalecerá a contribuição da AEL e as Forças Armadas Brasileiras,” afirmou  Sérgio Horta, presidente da AEL Sistemas.

Uma larga campanha de testes em voo sera realizada em parceria entre a AEL Sistemas e a SAAB, em Linköping, Suécia, para demonstração e a validação do novo equipamento.

A Transferência de Tecnologia (ToT) com a AEL focará o Desenvolvimento do Interface Homem Máquina (human machine interface - HMI) para caças avançados, assim como workshops para a manutenção de avionicos. As atividades relacionados a este contrato começarão na segunda metade de 2015, na SAAB, em Linköping (Suécia) e também incluirão cursos teóricos e on-the-job-training.



Outras coberturas especiais


Crise

Crise

Última atualização 20 NOV, 12:35

MAIS LIDAS

Gripen NG Brazil