São José dos Campos quer acordo com Suécia

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico de São José dos Campos planeja criar um mecanismo para acompanhar o desdobramento da parceria Brasil-Suécia, estabelecida com o contrato de US$ 5,4 bilhões para a compra de 36 caças da sueca Saab para a FAB (Força Aérea Brasileira).

Presente no 1° Seminário Brasileiro-Sueco de Aeronáutica e Defesa, encerrado ontem no ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica), em São José, o secretário Sebastião Cavali afirmou que vai acompanhar de perto os desdobramentos futuros da parceria entre os dois países com foco no polo aeroespacial de São José.

“Vamos acompanhar a participação das empresas da cidade nos futuros acordos e projetos que forem estabelecidos”, disse o secretário.

Segundo Cavali, a intenção é verificar as ações práticas que resultarão de acordos que poderão ser firmados entre empresas e instituições da cidade com a Suécia.

“Temos que acompanhar. Não podemos perder este momento”, disse Cavali.

O seminário reuniu cerca de 300 pessoas, entre autoridades civis e militares, representantes de instituições acadêmicas e empresários dos dois países.

Inovação. Reitor do ITA, Carlos Américo Pacheco relatou que, além da área de Defesa e Aeronáutica, os dois países podem estabelecer acordos em outros campos, como inovação tecnológica.
Pacheco afirmou ainda que o ITA está em entendimento com a Suécia para receber professores de universidades daquele país.

“Os professores deverão vir como visitantes para um intercâmbio. O mesmo podendo acontecer com professores brasileiros”, afirmou.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter