Brasil e Suécia organizam seminário para avançar em projetos de Aeronáutica e Defesa

O ITA, em São José dos Campos, espera receber cerca de 300 participantes dos dois países, entre pesquisadores, empresários, representantes do governo e agências de fomento para troca de informações e conhecimento.

Nesta semana, o Instituto de Tecnologia da Aeronáutica (ITA) vai ser a sede do primeiro workshop entre Brasil e Suécia para debater e aprofundar cooperação entre os dois países em temas de desenvolvimento aeronáutico e defesa.

O seminário é uma realização conjunta do próprio ITA e do Centro de Pesquisa e Inovação Sueco-Brasileiro (CISB), destacada instituição que promove e incentiva projetos binacionais de novas tecnologias e desenvolvimentos.

Com a expectativa de reunir cerca de 300 participantes, o 1º Workshop Brasileiro-Sueco de Aeronáutica e Defesa acontecerá nos dias 13 e 14 de Novembro, em São José dos Campos.

Pesquisadores de universidades de ambos os países, representantes do governo e de agências de fomento dos dois governos, executivos das indústrias afins terão a oportunidade de apresentar os desafios da área, apresentar suas expertises, criar ou ampliar programas já existentes para ampliar as relações entre Brasil e Suécia na área de defesa e aeronáutica.

Vale mencionar que esse interesse ficou mais destacado depois do governo brasileiro definir a compra de caças de combate da empresa sueca SAAB, cujo compromisso também é de transferir e desenvolver tecnologias dentro do Brasil.

"Estamos em um excelente momento da relação Brasil Suécia. O workshop oferecerá uma oportunidade de diálogo entre os participantes dos dois países e contribuirá na criação de uma agenda de cooperação em pesquisa, desenvolvimento e inovação entre Brasil e Suécia para áreas de aeronáutica e defesa", afirma Alessandra Holmo, Managing Director do CISB.

Dividido em dois dias, o seminário foi estruturado para, realmente, proporcionar uma aproximação e conhecimento entre pesquisadores e formadores de políticas de fomento à pesquisa e desenvolvimento, com palestras de reitores, agências de governo encarregadas de financiar projetos e representantes de indústrias dos dois países, como a mencionada SAAB e a brasileira Embraer.

Mais técnico e aprofundado em temas de aeronáutica e defesa, o segundo dia prevê rodada de discussões de desafios tecnológicos proporcionando geração de ideias e criação de novos projetos.

Inscrição:
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site www.cisb.org.br.

Local:
Instituto Tecnológico de Aeronáutica
Praça Mal. Eduardo Gomes, 50 – Vila das Acácias, São José dos Campos

Programação – Temas e horários

13 de novembro:

09.00 – 11.30: Sessão – Quais são os desafios em Aeronáutica e Defesa?
– A perspectiva da COPAC (Comissão coordenadora do programa Aeronave de Combate)
– A perspectiva das Forças Armadas da Suécia
– A perspectiva da Indústria Sueca
– A perspectiva da Indústria brasileira

13.30 – 14.30: Sessão – Quais são nossas expertises e nossos desafios? A perspectiva das universidades
– Pesquisa em Aeronáutica e Defesa nas Universidades Suecas
– Pesquisa em Aeronáutica e Defesa nas Universidades Brasileiras

14.30 – 15.50: Sessão – Quais são nossos planos estratégicos? A perspectiva governamental
– O programa de inovação estratégica nacional da Suécia para Aeronáutica
– Os planos estratégicos brasileiros para Aeronáutica e Defesa

16.10 – 16.50: Sessão – Como podemos apoiar a cooperação? A perspectiva das agências
– A perspectiva da VINNOVA
– A perspectiva do FINEP

16.50 – 17.40: Mesa redonda – Como podemos ir para a frente?

14 de Novembro

08.30 – 11.30: Sessões paralelas – Quais são os desafios tecnológicos em cada área?
1) Design de aviões e operação
2) Aerodinâmicas, aeroacústica e CFD
3) Estrutura e materiais
4) Desenvolvimento de produtos e produção
5) Sistemas de propulsão
6) Sistemas embarcados e segurança

O programa completo do evento está em www.cisb.org.br

Sobre o CISB

Fundado em maio de 2011, o Centro de Pesquisa e Inovação Sueco-Brasileiro (CISB) tem o objetivo de firmar acordos de cooperação em ciência, inovação e alta tecnologia entre Brasil e Suécia.

Com modelo operacional inspirado nos mundialmente conhecidos Science Parks suecos – em que laboratórios de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (P,D&I) de grandes empresas, universidades, institutos de tecnologia, empreendedores e investidores de capital de risco se unem em um ambiente propício à colaboração para a inovação -, a equipe do CISB atua como facilitadora e gestora da rede de colaboração.

Empresas de capital sueco como Saab,Scania e Volvo Cars, Institutos de Pesquisa como Innventia e SP Technical Research Institute of Sweden e SENAI, além de universidades suecas como Royal Institute of Technology, Chalmers University, Linkoping University e Halmstad University são alguns dos associados do Centro.

Visite o site www.cisb.org.br e obtenha mais informações e dados sobre o CISB.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter