COBERTURA ESPECIAL - Gripen NG Brazil - Aviação

09 de Outubro, 2014 - 15:00 ( Brasília )

EXCLUSIVO – GRIPEN NG Terá Display Panorâmico

Gripen NG terá Display similar ao do F-35

 

Text in English

EXCLUSIVE – GRIPEN NG will have Wide Display Link

Editor

Nelson Düring
Editor-chefe DefesaNet


O Gripen NG, cujo contrato entre a empresa SAAB e a Comissão Coordenadora do Programa Aeronave de Combate (COPAC), que representa a Força Aérea Brasileira, está em fase final de negociação já tem uma definição relevante.

DefesaNet obteve de duas fontes próximas às negociações, que o Gripen NG terá um Display Panorâmico (Wide Area Display). Este é uma das especificações da FAB, que enfrentava certa resistência da SAAB.

Os riscos de integração do novo display ao cockpit do caça Gripen NG, que podem resultar em atraso no cronograma de desenvolvimento e produção das 36 aeronaves destinadas à FAB, era a maior justificativa da SAAB.




Painéis do Gripen E apresentados pela SAAB em Farnborough - Foto -SAAB

 

Na fase final de negociações a FAB/COPAC tem colocada na discussão tecnológica a incorporação do Display Panorâmico no caças do Brasil. Na recente exposição de Farnborough, em julho passado, a SAAB apresentou um mock-up do Gripen E, com um cockpit funcional com três displays, baseado na estrutura atual. Os equipamentos são fornecidos pela Rockwell Collins.

A SAAB como Main Project Authority, por delegação da FAB, iniciará um estudo e cotação entre os fornecedores, que estão habilitados a  produzirem e participarem do desenvolvimento e integração.





Arte apresentada pela AEL na FIDAE 2014, integrando o WAD ao
cockpit do Gripen NG - Arte AEL Sistemas


No Brasil a liderança cabe à empresa  AEL Sistemas, que apresentou na FIDAE 2014 (Feira Internacional de Ar e Espaço, no Chile) seu projeto para o Gripen NG. O sistema proposto (Cockpit NG) incorpora um display panorâmico (WAD: Wide Area Display), um capacete (Targo) que apresenta símbolos e imagens similares a de um HUD (Head Up Display) e computadores com elevada capacidade de processamento de dados e imagens.

Segundo a AEL o novo display otimiza a apresentação das imagens de alta resolução, permitido o redimensionamento e configuração das telas por meio de movimentos com o toque dos dedos (touch screen). As aplicações de software são projetadas para serem usadas da mesma forma que os atuais smart phones (Desktop Conception), facilitando o manuseio dos dados provenientes dos diversos sensores da aeronave.

O resultado é que a fusão e a integração de dados são apresentadas em um único ambiente visual (display único). Essas características aumentam a capacidade de engajamento simultâneo de alvos terrestres e aéreos, simplificando o processo e tomada de decisão do piloto e tornando mais eficazes e precisas as operações da aeronave.

O capacete DASH V possibilita ao piloto visualizar dados e imagens de alvos reais e virtuais, adicionando recursos que elevam a consciência situacional e a capacidade de julgamento do piloto.

A empresa AEL Sistemas, e a Boeing, posteriormente com a EMBRAER Defesa & Segurança, tinham avançado em Display Panorâmico para o F/A-18 Supoer Hornet caso este fosse o escolhido.

O prazo para que a SAAB apresente o resultado do seu estudo não foi informado para DefesaNet.

Atualmente só o caça americano Lockheed Martin F-35 Lightning II possui  um Display Panorâmico.

Matérias Relacionadas

Boeing e AEL Sistemas Conectam Simuladores nos Estados Unidos e Brasil 2012 Link
 
Boeing, AEL Sistemas Link Cockpit Simulators in US and Brazil 2012 Link

s s


Outras coberturas especiais


Front Interno

Última atualização 24 AGO, 16:00

MAIS LIDAS

Gripen NG Brazil

3
04 JUN, 13:45

F-X2 - Propina a jato