Saab vai atualizar especificação do Gripen

A Saab entregará à Força Aérea Brasileira (FAB), amanhã, a atualização das especificações técnicas do caça Gripen NG, que será desenvolvido em conjunto com o Brasil.

"Com a atualização a empresa identifica alguns itens do avião que já ficaram obsoletos ou que deixaram de ser fabricados", conta o presidente da Comissão Coordenadora do Programa Aeronave de Combate (Copac), brigadeiro José Augusto Crepaldi. O documento feito pela Saab também avalia o impacto que a escolha de um novo tipo de armamento pela FAB terá no custo e integração à aeronave.

Em paralelo à essa discussão, a FAB negocia os detalhes do contrato, que prevê a compra de 36 caças Gripen NG. O negócio foi estimado em US$ 4,5 bilhões e, de acordo com o presidente da Copac, deve ser assinado até o fim deste ano.

Nas próximas duas semanas, segundo Crepaldi, os especialistas do programa F-X2 estarão reunidos para rever a proposta de compensação tecnológica e industrial feita pela Saab, assim como uma atualização do plano de participação da indústria nacional no desenvolvimento do caça, com o detalhamento da divisão de trabalho de cada uma delas. A Embraer foi escolhida como empresa líder do programa de desenvolvimento da aeronave no Brasil.

Amorim espera assinar compra de caças até fim do ano*

O governo federal espera assinar até o fim deste ano o contrato para a compra de caças Gripen NG, da fabricante sueca Saab, reiterou nesta terça-feira o ministro da Defesa, Celso Amorim.

Ele disse que receberá nos próximos dias representante do governo da Suécia para discutir detalhes da parceria entre brasileiros e suecos para a aquisição das aeronaves, anunciada ano passado após um longo processo que teve início ainda no governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

“Está tudo correndo normalmente e a previsão é que o contrato possa ser assinado no final do ano", disse Amorim à Reuters, reiterando previsão feita na época do anúncio da escolha pelo caça sueco.

“Vou ter um briefing nos próximos dias sobre todos os aspectos das negociações e a própria ministra da Suécia está vindo para cá”, acrescentou.

O ministro revelou que a previsão é que em 2016 estejam já à disposição da Força Aérea Brasileira (FAB) caças Gripen de segunda mão para serem usados pela FAB até que a entrega das novas aeronaves. A perspectiva de Amorim é que em 2018 possa ser iniciada a fabricação dos novos caças encomendados para a FAB.

*com Agência Reuters

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter